Alloyal. Esse é o novo nome da Lecupon, empresa com sede em Belo Horizonte e 500 corporações clientes em todo o Brasil. A mudança de marca expressa um reposicionamento da plataforma, que se coloca definitivamente como uma loyalty tech – isto é, uma desenvolvedora de soluções em lealdade.
“A Lecupon agora é Alloyal! Uma loyalty tech que oferece soluções em lealdade. Nossos clientes terão ferramentas prontas e customizáveis, que juntas construirão vínculos de lealdade de ponta a ponta”, ressalta o fundador e CEO da empresa, Aluísio Cirino.
A mudança decorre de um cenário distinto do mercado, em relação àquele da época em que a empresa foi criada. O termo “cupom” a que o nome “Lecupon” remete estava transmitindo uma mensagem que não condizia mais com a amplitude de produtos e de tecnologia agregada oferecidos pela plataforma a corporações e consumidores.
Bem mais que “cupons de descontos” ou “clube de vantagens”, a tech mineira já se colocava como uma fornecedora de soluções em lealdade, conforme explica Cirino. “Para deixar essa era do cupom de lado e entregar uma solução completa de lealdade, e ainda mais personalizada de acordo com as necessidades dos nossos clientes, precisávamos fazer uma grande mudança de posicionamento.”
O CEO continua: “Entendemos que temos o conhecimento maduro quando falamos em lealdade. E para encarar essa mudança decidimos tomar a decisão mais difícil desde que fundei a empresa. Como uma empresa de loyalty queria carregar a lealdade não só no nosso DNA, mas também no nosso nome, por isso a alteração”.
Novidades da Alloyal para o 2024
Para 2024, a Alloyal prepara uma série de novidades, com o intuito de aumentar o engajamento entre seus usuários. Sorteios, serviço de telemedicina, novas opções de segmentação e customização estão entre as implementações previstas para o decorrer do ano.
Os novos produtos e serviços planejados se baseiam em tendências de mercado levantadas pela equipe da Alloyal a partir de diversos dados e indicadores disponíveis. Cirino enumera pelo menos quatro dessas tendências.
A primeira é o que chama de “micro segmentação”, isto é, a demanda do mercado por recompensas, benefícios e vantagens altamente personalizadas. A segunda tendência é a das múltiplas opções de resgate de recompensas – essa maior diversidade tem alto impacto na retenção e satisfação dos clientes. A terceira: parcerias que agregam valor. A quarta tendência, por fim, consiste na oferta de programas de categoria premium.
“Sabemos que ter um cliente leal é ouro para os negócios. Com as mudanças do comportamento do consumidor, depois de uma série de acontecimentos globais, incluindo pandemia e guerra entre países que afetaram a humanidade, as empresas enfrentam desafios não só na aquisição, mas também na retenção de clientes e associados”, avalia o CEO.
Nesse sentido, a busca por parte do consumidor não é apenas por produtos e serviços, mas por “experiências”, observa Cirino. “O fato é que estamos na era da conexão. Dentro disso, uma marca estar presente nos momentos importantes do seu cliente é essencial para que ele se torne leal. Isso é o que vai te diferenciar de uma empresa que oferece a mesma solução que você.”
É essa perspectiva que está na base do conceito de loyalty tech, segmento em que a Alloyal se insere. Na prática, a empresa se coloca como pioneira nessa área, no Brasil. “Em outros mercados do mundo, é o conceito já consolidado, mas aqui no país, pouco difundido. Estamos nos propondo a oferecer soluções de loyalty nunca vistas no Brasil”, diz.
Também conhecido como loyalty 4.0, o conceito de loyalty tech envolve a utilização de big data, análise de dados, gamificação e inteligência artificial no desenvolvimento e oferta de programas de relacionamento. Estes se tornam customizados, personalizados, e vão além das recompensas como descontos e cash backs.
Um dos novos produtos confirmados é o Alloyal Saúde. De acordo com a gerente de marketing de produtos da Alloyal, Mariana Elian, em estudo realizado durante os últimos meses pela empresa, foi constatada a demanda, por parte dos consumidores, por programas de lealdade que trouxessem soluções e produtos em saúde e bem-estar.
“O cuidado e os gastos com a saúde estão inseridos no dia-a-dia de todos. Seja em remédios, higiene, beleza e bem-estar, toda semana temos algum gasto pessoal ou com a família. Com um crescimento anual de 10,8% até 2027, não poderíamos ignorar essa frente”, afirma a gerente.
A Alloyal Saúde oferecerá, ainda, serviço de telemedicina. “A partir de agora, nossos clientes poderão oferecer soluções de saúde com cobertura em todo o Brasil para seus usuários. Com atendimento em mais de 20 especialidades, tanto presencial quanto online. Descontos em medicamentos, auxílio exame e outros benefícios fazem parte da Alloyal Saúde”, finaliza.
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