* Por Jéssica Lima
Os especialistas são unânimes: temos indícios de que 2024 será um ano melhor para as startups se comparado aos anteriores. O ano de 2022 nos surpreendeu com a crescente onda de layoffs e uma queda considerável no número de startups chegando ao status de unicórnios. Isso porque, enquanto os anos anteriores haviam trazido uma abundância de investimentos para startups, o momento já não era tão positivo e os investidores começaram a ser mais cautelosos na avaliação dos investimentos.
O cenário se manteve durante 2023, mas agora já é possível ver sinais de melhoras. As perspectivas são positivas, mas isso não significa que os investidores estarão dispostos a apostar suas carteiras. As startups precisam estar preparadas e atentas se pretendem buscar um incentivo financeiro em 2024.
O primeiro ponto que vale para startups em qualquer fase de desenvolvimento é ter um pitch bem estruturado. É hora de se perguntar se todos na empresa, ou pelo menos todos os sócios, conseguem apresentar os pontos principais da sua startup em um período limitado de tempo. Isso porque nem sempre o encontro com um investidor em potencial vai acontecer de forma programada, então é bom estar preparado.
Ainda falando sobre a apresentação da sua startup, esse é o momento de organizar a casa e ter clareza sobre seus indicadores de resultados, riscos de mercado, e, claro, planos para o futuro. Todos esses elementos precisam ser apresentados de forma eficiente em uma possível conversa com um investidor. Como 2024 será um ano de mudanças ainda em construção é necessário estar atento ao cenário de investimentos. Isso permitirá antecipar possíveis questionamentos e demonstrará que sua startup está alinhada com as dinâmicas do mercado.
Por fim, marque presença. Além de se manter antenado em tudo que está acontecendo no ecossistema, é necessário ser visto. Esteja ativo em eventos, conferências e encontros relacionados ao seu setor. Participe de discussões, integre comitês relevantes e busque oportunidades para se apresentar, afinal, investir tempo em networking é uma peça-chave no quebra-cabeça do desenvolvimento da sua startup.
*Jéssica Lima é formada em publicidade e propaganda, e somou sua paixão por escrever com outras habilidades para mergulhar no universo do marketing digital. Faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ajudando a divulgar histórias de inovação de todo o País.
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