O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (4) um chatbot de IA conectado ao WhatsApp que deverá auxiliar usuários com dúvidas sobre aplicação de vacinas. O objetivo da iniciativa é combater notícias falsas, principalmente sobre vacinação.
Acesse aqui e responda ao Censo Investidores 2023! Queremos ouvir você!
O primeiro passo para usar o chatbot é adicionar o número (61) 9-9381-8399 aos contatos do celular – a interação é gratuita. Depois é preciso enviar sua primeira mensagem e selecionar se deseja ou não receber notificações. Em seguida, cinco opções devem aparecer:
- Serviços do SUS;
- Vacinação;
- Fake News;
- Receber Notificações — aqui você pode alterar as configurações definidas anteriormente. A opção também possibilita lembretes de vacinas;
- Saúde com Ciência.
Ao selecionar um número, o sistema mostra outros submenus, por exemplo no do ‘Serviços do SUS’, ele tem escolhas como Cartão do SUS, Serviços na UBS, vacinas disponíveis, etc. Na opção 3, Fake News, o usuário pode ainda participar de um quiz para testar seu conhecimento sobre doses de vacinas.
A ferramenta do Ministério da Saúde chega alguns meses após o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgar que 1,6 milhão de crianças não tomaram a primeira dose da vacina que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Segundo o documento, a queda acentuada ocorreu devido à disseminação de notícias falsas sobre as vacinas durante a pandemia da Covid-19.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.