Evento já aguardado pelos investidores da empresa, o Café com Capital de Agosto aconteceu nesta quarta-feira, 02, e transformou o ambiente de trabalho em uma roda de conversa dentro do escritório da XP Investimentos. O evento contou com executivos da gestora, incluindo o fundador Guilherme Benchimol, para falar sobre o atual momento dos investimentos no Brasil e no mundo.
Apesar das incertezas, o debate decorreu em um tom de positividade, focando muito mais na recuperação do que na crise. Com a alta dos juros pelo mercado como um todo, a inflação começa a ser controlada e o foco agora se volta para os preços de commodities.
Panorama sobre o mercado de investimentos no Brasil e no mundo
O evento começou com um painel dedicado ao momento vivido pelos investimentos no ao redor do mundo e Rachel de Sá, analista de macroeconomia da XP, foi a escolhida para comandar o debate. A executiva comenta que o momento atual começa a sair de uma fase de incertezas para algo mais concreto. “No começo da pandemia tivemos uma economia bastante estimulada, com pessoas em casa e consumindo mais bens do que serviços, o que acarretou em uma cadeia de produção despreparada, que nos levou a uma alta de preços e uma crescente na inflação”, comenta Rachel.
Como principal impacto dessas incertezas, a economista explica que a alta do juros veio para impactar o cenário econômico como um todo, e que houve tentativas de governos para tentar frear. Completa falando que a alta dos juros chega para compor o combate à alta dos preços de serviços, em que empresas se viram obrigadas a aumentar o valor de seus produtos para compensar os serviços.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Dando um panorama do mundo, Rachel comenta que os gráficos de inflação já começam a diminuir, se tornando um cenário de desinflação. Por consequência, já se observa um corte nos juros no Brasil e América Latina, que cumpriram sua missão de conter os juros. Para finalizar a análise, cita o baixo crescimento visto na China, que se esperava uma alta no começo desse ano pelo país ter sido o que mais sofreu com a pandemia, mas conclui falando que o crescimento beneficiou o Brasil, que não teve alta em commodities vindas do mercado externo.
Guilherme Benchimol comenta com positividade sobre o mercado de investimentos
Fechando o evento, o fundador da XP, Guilherme Benchimol e João Kepler, CEO da Bossanova, conversaram um pouco sobre como o mercado mundial e brasileiro reagiram às altas dos juros. Benchimol inclusive disse que o momento de crise superado foi importante para ver a rigidez e força de vontade presente nos investidores brasileiros.
“Os momentos de crise são os meus favoritos para analisar o mercado e aqueles que fazem parte dele, são nessas horas que conseguimos perceber quem realmente quer investir bem, e quem só quer a vida fácil de ganhar dinheiro”, comenta Guilherme Benchimol, fundador e CEO da XP Inc.
Benchimol apresenta dicas para empreendedores
Falando sobre estratégias, o fundador da XP comenta que os empreendedores precisam aprender a ganhar dinheiro, saber reconhecer as oportunidades e reconhecer áreas que realmente necessitem de energia para crescer. “É preciso conectar os pontos, se X te dá um retorno baixo, mas exige muita energia, por que não focar no Y, que pode te gerar grandes resultados com uma necessidade menor energia?”, o executivo exemplifica.
Com essa seleção de ações, o executivo comenta que já fica mais fácil para focar realmente em movimentos que vão levar a um crescimento da empresa, que naturalmente pode selecionar melhor suas áreas de atuação no futuro. “A XP de 2001 fechou o ano com R$ 10 mil de lucro, já no ano passado nós fizemos R$ 3,5 bilhões de lucro líquido, e só alcançamos isso ao reconhecer onde estão as frutas baixas e transformar isso em números concretos”, completa o fundador.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.