Em evidência pelo tão aguardado filme dirigido por Greta Gerwig e estrelado por Margot Robbie, a boneca Barbie sempre se destacou inovações ao seu redor e ideias disruptivas que a tornavam muito mais que uma boneca: com o passar das décadas, ela se tornou um símbolo da luta feminista e pelos direitos igualitários. Uma das bonecas mais icônicas do mundo, a Barbie foi lançada pela empresa americana Mattel em 1959.
Com parcerias ao longo dos anos, a boneca se tornou até item de luxo, com o lançamento da coleção Barbie Basics, na Austrália. Criada por Stefano Canturi, o modelo contava com um raro diamante rosa em seu vestido e foi arrematado por US$ 302 mil em um leilão.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Com o passar das décadas, a Barbie tem evoluído para atender às demandas do mercado e às expectativas das crianças. Essas inovações tornaram a boneca uma figura culturalmente relevante e amada em todo o mundo, mantendo-se uma das marcas de brinquedos mais icônicas e influentes da história.
Conheça cinco inovações notáveis da Barbie no mercado:
Primeira boneca adulta
Antes da Barbie, as bonecas geralmente representavam bebês ou crianças pequenas. No entanto, a boneca foi a primeira a ser comercializada como uma jovem adulta, com proporções mais próximas das de uma mulher. Essa mudança inovadora abriu caminho para a criação de bonecas com temáticas mais maduras e voltadas para o público pré-adolescente e adolescente.
Logo em seu lançamento, a Barbie quebrou o estereótipo de que as bonecas só eram destinadas para crianças e virou modelo até para campanhas de marketing que se juntaram à boneca para expandir marcas. Além disso, ela também se tornou modelo para outras empresas que criaram também brinquedos na “faixa etária” da Barbie.
Múltiplas profissões e carreiras
Desde o início, a Barbie foi apresentada em uma variedade de papéis profissionais, indo além dos tradicionais estereótipos femininos da época. Ela desempenhou mais de 200 profissões, como médica e astronauta. Essa abordagem inovadora permitiu que as crianças imaginassem uma ampla gama de possibilidades para seus futuros e inspirou muitas meninas a aspirarem carreiras antes consideradas predominantemente masculinas.
Além de dominar o mercado de trabalho, a Barbie também era vista como um símbolo independente, visto que o Ken, seu companheiro masculino, possuía menos variedades de profissões e “posses”, já que a Barbie acompanhava modelos como mansões, carros e até iates.
Moda e estilo
A Barbie sempre foi uma referência em moda e estilo. Desde o início, ela vinha com uma grande variedade de roupas, acessórios e sapatos, permitindo que as crianças mudassem sua aparência de acordo com sua imaginação. A ênfase na moda e no design também ajudou a introduzir as crianças no mundo da moda e estimulou a criatividade no desenvolvimento de roupas e acessórios.
Além de parcerias com grandes joalheiros como Stefano Canturi, ela ter se tornado um “estilo próprio”, em que grandes marcas realizam seus designs inspirados na boneca. Denominado de Barbiecore, esse estilo representa bem os modelos lançados na Barbie para as passarelas do mundo real.
Diversidade e inclusão
Nos últimos anos, a Barbie tem se esforçado para se tornar mais inclusiva e representativa da diversidade humana. A marca introduziu bonecas com diferentes tons de pele, etnias e tipos de corpo, bem como bonecas com deficiências físicas. Essa iniciativa pioneira busca refletir a diversidade do mundo real e promover uma maior inclusão na brincadeira.
Engajamento digital e interativo
A Mattel também introduziu inovações digitais para acompanhar os avanços tecnológicos. Por exemplo, a Barbie ganhou vida com jogos de computador, aplicativos para dispositivos móveis e plataformas interativas online, oferecendo às crianças maneiras criativas de interagir e se envolver com sua personagem favorita.
A Barbie ainda recebeu vida em mais de 15 filmes animados ao longo de sua história, sempre focando na importância da amizade e na valorização do sexo feminino, e muitas vezes nem mesmo o Ken estava presente nas histórias. Agora a Barbie recebe seu primeiro lançamento em live action, e conta com Margot Robbie interpretando a boneca, e um orçamento de mais de US$ 100 milhões.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.