* Por Thales Calmon
Entender o poder da multiplicação é o segredo de uma em cada dez startups que conseguem ampliar exponencialmente o seu número de clientes, usuários ou faturamento, sem precisar aumentar seus custos nas mesmas proporções. Com operações de base tecnológica, essas empresas geralmente contam com a ajuda de soluções digitais para escalar suas operações por meio de plataformas, ecossistemas, softwares e aplicativos.
Já saindo do mundo dos negócios puramente, vemos esse mesmo conceito trazendo avanços significativos para a Inteligência Artificial (IA). Enquanto muitos comemoram a descoberta de novos algoritmos, o verdadeiro marco está na escalabilidade deles. Esta ideia, talvez tenha sido a maior contribuição da OpenAI para a evolução da Inteligência Artificial apresentada no ChatGPT.
Considerando seu poder de processamento, essa concepção fascinou os próprios desenvolvedores do mundo da tecnologia quando o ChatGPT começou a ser utilizado massivamente. Desde seu lançamento, uma verdadeira revolução na escrita de documentos, traduções, chatbots e até de novos negócios foi estabelecida.
Toda essa transformação foi possível não em função de um novo tipo de algoritmo, ou de uma descoberta extraordinária, mas pela junção de algoritmos já existentes – machine learning e processamento de linguagem natural – utilizados em larga escala. É como se fossem acrescentados poder e força à IA. Os resultados já são vistos em poder de escala em níveis surpreendentes.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Escalabilidade da IA para negócios escaláveis
Por meio da escalabilidade, foi possível aproveitar o potencial dos algoritmos já existentes de várias formas: aprimorar rapidamente as soluções recém-anunciadas; agregar economia e eficiência ao ampliar os algoritmos disponíveis, em vez de investir no desenvolvimento de novos; além de democratizar a IA, tornando-a mais útil e acessível a cada vez mais pessoas.
Todo esse potencial de escalar, que tem nos permitido evoluir a IA, contribui com os negócios – em uma via de mão dupla – que visam expandir seu crescimento, alcançando resultados exponenciais rapidamente, com custos menores de investimento.
Replicando a melhor experiência
E como a Inteligência Artificial nesse estágio mais avançado pode se unir com o marketing e a experiência do cliente para multiplicar a conversão e engajamento, por exemplo? Com assistentes virtuais mais articulados, que consigam dar respostas mais detalhadas como o disponibilizado pela Open AI, vemos o desenvolvimento de um conteúdo muito mais ágil e personalizado, que seria impossível de pensar antigamente.
Com acesso a dados e conceitos de IA, como aprendizado de máquina, podemos antecipar o próximo passo do cliente e melhorar a jornada dele potencialmente. Os avanços nesse campo oferecem às empresas melhores maneiras de fazer isso, ajudando a criar estratégias de marketing mais eficazes, melhorar a jornada do cliente e mudar a forma como as empresas atraem, nutrem e convertem seu público ou persona em potencial.
Profissionais de marketing conseguem incorporar IA e aprendizado de máquina em cada etapa do ciclo de vida do cliente, incluindo a segmentação, qualificação, rentabilização, retenção e recuperação – tudo isso em uma quantidade impressionante.
Mas em todos os segmentos, praticamente a aplicação da Inteligência Artificial é inevitável e esse é o momento de colocar em prática. O ChatGPT oferece aplicações corporativas já bastante acessíveis e o momento simplesmente da euforia com a chegada da tecnologia já acabou. O negócio de muitas companhias será transformado nos próximos anos e aquelas que não se adaptarem ficarão pelo caminho ou diminuirão muito.
Thales Calmon é diretor da Gentrop, advisor em tecnologia e expert em transformação digital por meio de ferramentas e ecossistemas de inovação. Com mais de 25 anos dedicados à área de tecnologia, ele é um “incomodado”, de raciocínio lógico muito preciso, que encontra soluções inovadoras para todos os novos desafios.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.