Amazon irá demitir 9 mil funcionários em uma segunda rodada de cortes. A notícia foi comunicada pelo presidente-executivo da empresa Andy Jassy na segunda-feira (20).
Em novembro de 2022, a Amazon planejava demitir cerca de 10 mil colaboradores, mas no início deste ano, Jassy afirmou que a gigante do varejo cortaria ao menos 18 mil.
“Como acabamos de concluir a segunda fase do nosso plano operacional na semana passada, estou escrevendo para compartilhar que pretendemos eliminar cerca de 9 mil posições a mais nas próximas semanas, principalmente na AWS, PXT, publicidade e Twitch”, escreveu Andy Jassy nesta segunda.
A Amazon diz que a revisão no quadro de funcionários é motivada pela instabilidade econômica. “Dada a economia incerta em que residimos e a incerteza que existe no futuro próximo, optamos por ser mais simplificados em nossos custos e número de funcionários”, completou Andy.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Além da Amazon, Creditas demite colaboradores
A Creditas também diminuiu o seu quadro de funcionários. A fintech de crédito fez uma reestruturação no seu braço de venda e financiamento de veículos, o Creditas Auto, que resultou na redução dos colaboradores em cerca de 100 pessoas.
O CEO Sergio Furio comunicou os seus funcionários nessa segunda-feira (20). Na mensagem, o executivo afirmou a reestruturação levará à terceirização do chamado CPC, centro de operação que preparava veículos para as vendas. Inaugurado em 2021, o espaço oferece áreas de mecânica, funilaria, pintura e estética automotiva e também um estúdio fotográfico.
Uma das lojas de São Paulo será encerrada em abril e a loja do Rio de Janeiro será fechada em junho. Já a loja ligada ao CPC, localizada em Barueri (SP), que tinha área de 30 mil metros quadrados e capacidade para abrigar 3 mil carros será encerrada nos próximos dias.
Demissões em massa
No início de março, o iFood foi mais uma empresa que passa por layoff e demitiu 355 funcionários do seu quadro de colaboradores, o número é referente a cerca de 6,5% do seu total de funcionários. Em nota, a empresa justificou as demissões devido ao ‘atual cenário econômico mundial’.
As big techs Microsoft e Meta também anunciaram demissões. A Microsoft demitiu uma equipe inteira de ética, responsabilidade e sustentabilidade de IA. Essa decisão faz parte de uma recente onda de demissões que afetou 10 mil colaboradores. A Meta Platforms planejava demitir cerca de 10 mil colaboradores e fechar quase 5 mil vagas em busca da redução de despesas e melhoras na eficiência.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.