* Por Henrique Volpi
O ChatGPT é um modelo de linguagem baseado em transformers desenvolvido pela OpenAI. Ele é treinado para gerar texto em formato de conversa, com a capacidade de responder a perguntas e continuar diálogos de maneira natural. Ele foi treinado usando uma grande quantidade de conversas escritas na internet e é capaz de gerar texto escrito que se assemelha ao falado humano.
O ChatGPT é utilizado em vários aplicativos, como assistentes virtuais, chatbots e geradores de conteúdo. Ele pode ser acessado através da API do OpenAI e pode ser usado para criar aplicações personalizadas. É também um modelo poderoso para geração automática de texto e sua versão mais recente suporta multilinguagem.
O ChatGPT também pode ser usado para gerar conteúdo automatizado, como artigos de notícias, histórias e até mesmo código. Além disso, ele pode ser adotado para análise de sentimentos e geração automática de texto. Essas capacidades permitem seu uso para automatizar tarefas de escrita, geração de relatórios, geração de respostas para email, geração de scripts, entre outros.
Em contrapartida às suas inúmeras vantagens, o ChatGPT pode também representar alguns riscos potenciais para a humanidade. São eles:
1 – Desinformação e “notícias falsas”
Os modelos de linguagem avançados, como o ChatGPT, são capazes de gerar conteúdo que pode se passar por humano, o que significa que eles podem ser usados para criar “notícias falsas” ou desinformação. As chamadas fake news. Isso pode ter consequências graves, como a disseminação de ideias prejudiciais ou a manipulação de opiniões públicas.
2 – Privacidade e segurança
O uso de modelos de linguagem avançados para coletar e analisar dados pessoais pode representar um risco à privacidade dos indivíduos. E também pode representar um risco para a segurança, se esses dados caírem nas mãos de indivíduos mal-intencionados.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
3 – Emprego
Algumas previsões apontam que a automatização de tarefas de escrita e criação de conteúdo podem resultar na perda de empregos para profissionais dessas áreas.
4 – Substituição da interação humana
Há a preocupação de que os modelos de linguagem avançados possam ser utilizados para substituir a interação humana, causando afastamento social, redução da capacidade de comunicação e diminuição do sentimento de humanidade.
É importante notar, no entanto, que esses riscos são potenciais e podem ser mitigados através da regulamentação adequada, uso ético e transparência nos dados coletados e processados. Além disso, o desenvolvimento de ferramentas de detecção de fraude e “notícias falsas” podem ser usadas para ajudar a combater esses problemas.
Henrique Volpi é sócio-fundador da Kakau Seguros, formado em Administração pela PUC-SP, com especializações em fintech pelo MIT e em liderança do futuro pela Singularity University. Trabalhou em empresas como BMC, EMC Dell e Servicenow. Foi coautor do livro “The INSURTECH Book: The Insurance Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and FinTECH Visionaries”.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.