Na última sexta-feira, algumas das principais plataformas de terceiros conectadas ao Twitter, como Tweetbot, Twitterrific e Echofon, estavam fora de operação. Os usuários não podiam acessar suas contas ou visualizar seu feed. No início, acreditou-se ser um bug na API da rede, mas o silêncio do Twitter sobre o caso indicou aos usuários que a empresa passou a limitar deliberadamente o acesso a aplicativos de terceiros.
Enquanto os desenvolvedores e usuários esperavam um comunicado oficial da plataforma, a empresa e seu novo proprietário Elon Musk mantinham silêncio sobre o problema. Entretanto, o CEO da Tesla tuitou tudo, desde o mais recente lançamento do Falcon Heavy até a construção de transparência no Twitter, publicando o código de recomendação de tweets da plataforma.
Confira aqui o Mídia Kit do Startupi!
Mysk, desenvolvedor na plataforma iOS, explicou que o Tweetbot utilizou uma API antiga para tentar burlar a ferramenta, o acesso foi autorizado, mas com um número de tweets limitado em 300, a cada 15 minutos.
O silêncio do Twitter
As mensagens internas da rede social indicavam que o encerramento de certos aplicativos terceiros era uma decisão da empresa e não um bug, essa informação foi vazada durante o fim de semana. O relatório mostrava que um gerente de projeto disse à equipe de produto que a empresa “começou a trabalhar nas comunicações”, mas não forneceu nenhuma regra para a comunicação oficial e aprovada, para uso de terceiros.
Desde que Musk assumiu a plataforma no ano passado, a empresa fechou vários projetos relacionados ao desenvolvimento, incluindo o Twitter Toolbox para a descoberta de aplicativos. Os desenvolvedores têm sido cautelosos com seu plano de desenvolvimento da rede, uma vez que a empresa não comunicou explicitamente seus planos sobre o suporte da plataforma.
Acesse aqui e saiba como você e o Startupi podem se tornar parceiros para impulsionar seus esforços de comunicação. Startupi – Jornalismo para quem lidera a inovação.