O crescimento acelerado das startups, muitas vezes, fica represado quando chega na hora de falar sobre Marketing. É comum ver empresas pensando em todas as etapas e buscando o tão sonhado investimento anjo e esquecendo de trabalhar o básico da comunicação, o arroz com feijão mesmo, sabe?
Já faz algum tempo que o cenário tecnológico apresenta uma escala de crescimento na velocidade 2x. e não seria diferente com Santa Catarina. O estado vem se tornando cada vez mais um polo tecnológico abrigando empresas de grande impacto no Brasil e no mundo.
Santa Catarina já era destaque pelas grandes indústrias têxteis nas regiões de Jaraguá do Sul e Blumenau, pelo cultivo de alimento, sobretudo as frutas que precisam de frio para o seu desenvolvimento na Serra e, claro, pelo turismo no litoral. Porém, nos últimos 10 anos, Santa Catarina começou a diversificar sua carteira de empresas e se desenvolver no universo das startups de tecnologia.
Florianópolis, capital do estado, ganhou prédios e mais prédios que hoje abrigam centenas de startups de onde, todos os dias nascem ideias incríveis. Além de Florianópolis, outros pontos como vale do Itajaí, Blumenau, Joaçaba, Chapecó se destacam neste meio. O “startupês” ganhou força, especialmente após a pandemia, e tornou-se comum ouvir sobre investimentos de milhões, aportes, CEOs, Heads, valuation, angels, incubadoras em qualquer cafeteria da região.
Claro que nem tudo é um mar azul, esses tipos de empresas enfrentam vários desafios e apesar de toda a glamourização, sabemos que não é tão simples assim desenvolver uma empresa voltada para a inovação. Quem convive de perto com o mundo das startups sabe que o cenário muitas vezes é caótico e sobreviver apenas com uma boa ideia de produto e um investimento inicial acaba não funcionando muito bem.
Dentro dos problemas enfrentados pelas startups, gostaria destacar a falta de visão mercadológica referente ao MARKETING.
É comum ver empresas buscando uma equipe enxuta e de tanto enxugar esquecem de um ponto muito importante para o seu desenvolvimento: o Marketing!
O Marketing é quem vai dar voz e apresentar a sua startup para o mercado, um papel importantíssimo dentro de qualquer empresa, ainda mais das que dependem de investimentos mais frequentes. Mas o fato é que nas Startups ele sempre acaba sendo jogado para um segundo plano. O marketing é visto como um salva vidas e isso não é nada favorável para nenhuma das partes, desde a Startup que precisa investir mais (e muitas vezes não possui recursos para isso) até o profissional ou os profissionais que assumem o papel de Tom Cruise encarando uma verdadeira missão impossível na hora de criar uma estrutura completa de marketing em pouquíssimo tempo.
Sendo assim, identificar uma condição problemática é importante, mas, mais que isso, saber o que fazer com a identificação do problema é essencial. Por isso, se você está pensando em iniciar um uma nova Startup e quer começar acertando, vou trazer a dica de ouro:
DICA DE OURO: Envolva uma pessoa focada em Marketing desde o início do projeto
Uma das formas de blindar a sua empresa desse problema e tornar um seu Marketing forte e de qualidade é ter alguém respirando o mesmo DNA da empresa desde os primeiros momentos. Dessa forma, a pessoa terá percepções mais assertivas sobre o que a empresa quer transmitir, como quer ser vista, quais são suas principais características, o que faz você se diferenciar da concorrência e etc. E, por outro lado, também saberá reconhecer melhor o público ideal e como esse público procura pelo que você tem para oferecer.
Conhecer a cultura da empresa e até mesmo as características que os seus líderes valorizam é essencial para uma boa estratégia de comunicação. Pensa comigo, desde os primeiros indícios de uma nova ideia, você já começa a pensar em quem será o usuário daquele produto, certo? Então, ter alguém absorvendo toda essa energia desde os primeiros momentos com certeza vai fazer bastante diferença nos seus futuros resultados.
Tatiana Conradi há mais de 10 anos atua no mercado de Marketing Digital em Santa Catarina. Já trabalhou como coordenadora e gerente de grandes Startups brasileiras criando estratégias criativas e inovadoras através da comunicação. Ah, também atua na área de Marketing do Sebrae/SC.