O mercado de tecnologia da informação (TI) está funcionando de uma maneira peculiar. Se por um lado pessoas sofrem para conseguir empregos, nessa área é o empregador que sofre para encontrar colaboradores. Foi de olho nesse movimento que Frederico Sieck, fundador e CEO da Koud, resolveu dar uma guinada nos negócios e focar no serviço de outsourcing de profissionais de TI. Nos últimos três anos, foram mais de 1000 profissionais contratados, e a empresa viu seu faturamento pular de R$ 60 mil em 2019 para R$ 5 milhões em 2022.
A Koud se especializou em alocação e hunting de profissionais de tecnologia, indo ao mercado para buscar profissionais conforme a demanda de seus clientes. “Vá ao LinkedIn e procure por ‘desenvolvedores’. Garanto que pouquíssimos estarão com o status ‘open to work’. A busca por profissionais está diferente de tudo o que vimos no Brasil e no mundo atualmente”, diz Frederico Sieck, CEO da Koud.
Como efetivamente funciona a Koud
Dentro da sua metodologia, o primeiro passo da Koud é abordar o profissional que tenha as qualidades procuradas por seus clientes, a partir da análise de currículo, skills e interesses. Esse candidato não necessariamente precisa estar “disponível”.
Caso haja o interesse, acontece uma primeira conversa entre a startup e o prospecto, onde é apresentada a empresa; mas também é quando busca-se entender o momento da carreira do candidato e se existe um fit cultural entre ambas as partes, o que garante maior assertividade no processo.
Se existir o aval, o candidato é encaminhado para a empresa, onde passa pelo processo de contratação. O custo para a empresa é de um salário desse colaborador. A Koud dá uma garantia de três meses para a empresa, e caso haja o desligamento nesse tempo, a empresa volta ao mercado e faz uma nova indicação de forma gratuita.
Que vantagens a Koud pode oferecer
A Koud se posiciona entre o colaborador e a empresa, responsável por aproximar esse contato, a empresa recebe pedidos tanto para empregar quanto para conseguir um emprego. A startup avalia o cliente e o deixa em espera em seu banco de dados, depois que uma oportunidade ideal aparece, o colaborador é repassado para conversar com o empregador.
O objetivo de da Koud é aproximar os profissionais de qualidade às empresas com boas oportunidades em aberto. A empresa trabalha focado também em diminuir a demanda e a necessidade de uma área exclusiva para hunting.