A Favo, empresa de tecnologia pioneira na integração em social commerce na América Latina, que vende produtos de supermercado e gera renda para quem precisa por meio das microlocalizações, entre vizinhos e pelas redes sociais, acaba de anunciar o recebimento de novo aporte Série A na ordem de R$ 141 milhões de acordo com o dólar atual.
A rodada de foi liderada pela Tiger Global, grande investidor global em tecnologia. Acionistas que já faziam parte da Favo acompanharam a rodada. São eles: GFC (Global Founders Capital), MSA Capital, Elevar Equity, Positive Ventures, FJ Labs, H2O, além de investidores como Kevin Efrusy e David Vélez, fundador e CEO Global do Nubank. Desde fevereiro de 2020, a companhia, que opera tanto no Brasil, como no Peru, e já atendeu mais de 700 mil pedidos em toda a Grande São Paulo. Para o 2º semestre, o cenário continua promissor e a projeção é alavancar o volume de seu faturamento em 3 vezes.
“Desde o primeiro ano de atividade, já provamos aos investidores a escalabilidade do nosso modelo de negócio, e com a nova captação, será possível continuar investindo em tecnologia e no aprimoramento de nosso próprio ecossistema de logística, customizado para atender o modelo de negócio, sem abrir mão da qualidade de atendimento, democratizando a maneira como as pessoas fazem compras de mercado online na América Latina”, comenta Alejandro Ponce, fundador da Favo.
“A Favo está crescendo continuamente de forma sustentável muito por conta da força das comunidades que se unem para comprar mais de 2,5 mil itens de mercado, presentes no dia a dia, sempre com preço mais barato do que e-commerce tradicional, além de gerar renda e acesso à educação empreendedora em um contexto escasso de oportunidades”, ressalta Marina Proença, Cofundadora da Favo.
“A Favo criou um modelo de negócio perfeito para a América Latina, uma região na qual as pessoas naturalmente já se organizam de forma muito comunitária. A empresa vem escalando de forma impressionante, ao mesmo tempo gerando um impacto real na vida das pessoas. Estamos muito orgulhosos”, diz Fabricio Pettená, diretor da Global Founders Capital na América Latina.
“A MSA rastreou, construiu e investiu em vários players líderes de comércio social na China e em mercados emergentes de alto crescimento. A Favo, por sua vez, alcançou o indicador-chave para os campeões regionais ao construir e controlar sua própria rede de logística e infraestrutura”, completa Tim Chen, Vice-Presidente da MSA Capital.
Ainda neste mês, a Favo também anunciou a contratação de Renato Todorov, que acaba de assumir como CTO (Diretor de Tecnologia), assim como Simmon Nam, que será o novo COO (Diretor de Operações). Todorov acumula experiência de mais de 20 anos como executivo e empreendedor em negócios no Brasil, Europa e Oceania, onde liderou equipes de alto desempenho, sendo sua última passagem pela Hello Fresh, uma empresa alemã de kits de refeição com sede em Berlim, sendo o maior fornecedor deste produto nos Estados Unidos, além de contar com operações em países como Austrália, Canadá, Dinamarca e Nova Zelândia. Já Nam, traz na bagagem a experiência na construção e execução de planos de crescimento acelerado de operações na 99/Didi, QuintoAndar e Rappi.
As duas contratações são estratégicas para o atual momento da companhia, que com a entrada de novas lideranças, dará início a uma fase de crescimento acelerado pelo interior do estado de São Paulo. Com o reforço dos profissionais, será possível ampliar a capilaridade logística na entrega dos pedidos, sem cobrança de frete e sempre no dia seguinte da compra e, ao mesmo tempo, preservar a qualidade de atendimento tanto dos clientes, como dos empreendedores que estão gerando renda ao atender demandas de suas comunidades.
Além disso, no último mês, a Favo concluiu a mudança de endereço do seu Centro de Distribuição. Em em seu novo polo logístico, em Osasco, o novo CD é 7,5 vezes maior do que o anterior, sendo um espaço de 6 mil m².
Até o momento, a empresa atende empreendedores e clientes de São Paulo e municípios que integram sua região metropolitana, como, por exemplo, Guarulhos, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Osasco, Itapevi, Barueri, Cotia, Jandira e Sorocaba. Em Jundiaí desde 1º de setembro, até o final de 2021, a Favo terá a expansão desse atendimento para outras cidades do interior paulista, como Campinas.
Missão da Favo: gerar renda e democratizar o e-commerce
A Favo se inspirou no que já funciona muito bem no mercado internacional e criou seu próprio modelo de ‘comunidade de compras em grupo’ adaptado à realidade dos países da América Latina, principalmente no que diz respeito ao poder de compra, acesso ao crédito e logística locais. Mais ainda, um dos grandes pilares do negócio, é facilitar o acesso de compras de supermercado online a novos clientes e empreendedores.
Atualmente, a empresa oferece mais de 2,5 mil itens de supermercado, de 350 marcas conhecidas pelos consumidores – a um preço sempre mais baixo, sem um valor mínimo de pedido, com entrega grátis e no dia seguinte da compra. A ponte entre fornecedores e consumidores finais é feita por meio dos empreendedores, utilizando as redes sociais – principalmente o WhatsApp – como ferramentas de trabalho.
“A Favo tem fortalecido comunidades tanto no Brasil como no Peru, mudando a forma como as pessoas fazem compras de supermercado, além de gerar renda para quem precisa. E tudo isso tem sido possível graças à tecnologia, que simplifica a cadeia de suprimentos e conecta empreendedores aos seus clientes, muitas vezes seus próprios vizinhos”, ressalta Ponce.
Na mira de investidores globais
Em 2020, a empresa captou em sua rodada seed, investimentos que somaram R$35 milhões de fundos venture capital relevantes, como o GFC (Global Founders Capital), Positive Ventures e Elevar Equity, os dois últimos voltados a iniciativas de impacto social. O grande diferencial do negócio implantado pela Favo na América Latina, e que tem atraído a atenção de investidores, é o seu modelo de ‘comunidade de compras em grupo’ próprio, o qual facilita a compra de itens de supermercado online, principalmente para quem não tem afinidade com a tecnologia.
Além disso, a empresa tem sido uma grande parceira para quem deseja ser empreendedor, pois seu modelo permite conectá-lo a outros potenciais clientes – principalmente da rede de relacionamento e vizinhos – e ganhar uma comissão sobre o volume de vendas realizado.
* Foto de destaque: Alejandro Ponce e Marina Proença, fundadores da Favo.
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