A pandemia acelerou o que muitos já esperavam: o modelo de trabalho remoto. Determinadas áreas já tinham parte de sua rotina com esse formato, mas o isolamento possibilitou antecipar essa grande mudança. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, 74 milhões de brasileiros estavam trabalhando. Desses, 8,2 milhões em modelo home office. O que muitos estão falando agora é sobre o home office definitivo – ou em ampla escala. Tal medida vai exigir a migração de sistemas e aplicativos para a nuvem. Um investimento que antes não fazia parte da rotina de muitas empresas.
Permitir que as equipes trabalhem remotamente se tornou um desafio para todas as companhias independentemente da atividade ou tamanho. “A adoção de ferramentas em cloud computing podem garantir um trabalho mais produtivo e eficiente das equipes e deve acontecer de maneira que implementação e disseminação das funcionalidades e benefícios das soluções em nuvem se tornem parte da cultura da companhia”, explica Wilder Martins, diretor de Tecnologia da Dedalus.
O especialista destaca que, diante deste cenário, uma série de adaptações devem ser feitas, visando o melhor uso das soluções e serviços em nuvem, a fim de acelerar essa jornada do trabalho remoto nas suas organizações. “É possível aumentar os recursos de computação, processamento, capacidade de armazenamento e muito mais de maneira rápida e fácil, de acordo coma demanda da sua empresa, com isso, reduzimos o excesso de provisionamento ou sobrecarga de sistemas de TI, abrindo oportunidade para sua equipe ser mais estratégica do que operacional”, diz. Um levantamento feito em 2020 aponta que a tendência não deve diminuir e sim ser definitiva, confirmando que corporações pretendem manter mais da metade de seus funcionários no trabalho remoto e que elas planejam aumentar em 90% seus investimentos em estrutura remota, o que resulta em cerca de US$ 250 milhões.
Elencamos sete ideias de ferramentas na nuvem que podem ajudar sua equipe no trabalho remoto:
• Trabalho compartilhado: Criar, editar, compartilhar e revisar conteúdos, simultaneamente com outros colaboradores. Tudo armazenado de forma centralizada e segura em nuvem é uma maneira de economizar tempo e evitar enganos;
• Adoção de reuniões Online: Possibilidade de fazer chat ou videoconferência com mais de uma centena de pessoas ao mesmo tempo, acessível por diversos tipos de dispositivos, é uma excelente forma de manter a integração entre equipes e não necessariamente precisa de um ambiente físico para acontecer. Evitando a disputa por salas e horários para reuniões;
• Atendimento remoto: Permite que sua empresa configure um centro de contato ou de atendimento na nuvem, com a possibilidade de rotear ligações ou mensagens recebidas para dezenas de milhares de agentes. Este serviço pode ser usado para prover informações de emergência ou serviço customizado para seus clientes, enquanto seus atendentes estão trabalhando de casa.
• Conteúdos via streaming: Possibilita a entrega de aplicativos corporativos, educacionais ou de telemedicina, em larga escala, incluindo serviços que utilizam GPUs para computação ou renderização;
• Gestão de identidade: Em ambiente híbrido, é possível reter ou expandir os sistemas existentes, com o controle baseado em nuvem, para permitir o trabalho remoto de forma produtiva e segura. Basta sincronizar as contas dos usuários dentro da ferramenta de gerenciamento de acesso;
• Segurança: Autenticação em mais de uma etapa é um dos inúmeros recursos que podem ser configurados. Quando um usuário se conecta remotamente no domínio usando suas credenciais em um dispositivo gerenciado, ele precisa comprovar que é proprietário da conta para a qual solicitou acesso. Este recurso já é utilizado em muitas empresas e em alguns ambientes de e-commerce, quando o acesso é feito de um dispositivo incomum .
• Gerenciamento de dispositivos com sistemas operacionais diferentes: A nuvem é democrática. Não importa o sistema operacional do dispositivo, a gestão pode ser feita em um mesmo ambiente. Basta que sejam utilizadas ferramentas de integração.
Wilder destaca que a sustentação do ambiente em cloud para manter alta performance, governança de custos e segurança é uma das especialidades da equipe da Dedalus. “Nosso time realiza todo monitoramento, suporte, resolução de problemas – dos mais simples aos mais complexos -, com responsabilidade pela gestão, administração e sustentação geral de todo ambiente, incluindo ferramentas de comunicação, garantindo a conexão colaborativa entre times e pessoas. Tudo definido no momento da contratação dos níveis de serviço”, finaliza.