A Pingback, plataforma de criadores de conteúdos independentes, recebeu um aporte de R$ 2 milhões. A startup foi criada para que escritores, sejam eles profissionais ou não, publiquem seus textos sem qualquer intervenção editorial, permitindo que conquistem sua própria audiência. Fundada em janeiro de 2020 pelos brasileiros Matt Montenegro e Gabriel Moterani, a rodada de investimento teve a participação do fundo americano Saasholic Fund, pelo unicórnio mineiro Hotmart e pelo Investidor Anjo Amure Pinho.
É um fato que a pandemia da Covid-19 aumentou a quantidade no consumo de conteúdos, sejam eles por meio digital, TV ou redes sociais. De acordo com uma pesquisa feita pela Provokers, encomendada pela Luminate, organização filantrópica global, 65% dos leitores de veículos digitais no Brasil aumentaram o consumo de notícias durante a pandemia. O levantamento ainda revela que 92% desses leitores acessam notícias por meios digitais ao menos duas vezes por semana e 83% dizem acessar notícias ao menos uma vez ao dia. Diante desse cenário, podemos entender a importância dos conteúdos nos canais digitais e o quanto isso é relevante para os brasileiros.
Com um pouco mais de um ano no mercado, a plataforma já possui mais de dois mil produtores de conteúdo, 100 mil leitores e três mil publicações. Além de atrair pessoas para publicações independentes, a Pingback tem como objetivo ajudar os criadores na conquista de uma renda extra, já que eles são monetizados pelos textos divulgados. Isso é possível por conta dos leitores assinantes que apostam na qualidade dos materiais da plataforma.
“Ao criarmos a Pingback, pensamos em oferecer uma solução para quem gosta de escrever, mas não tem a oportunidade de publicar seu texto em nenhum canal de notícia. Muito além das publicações nas redes sociais, queremos que nossos criadores de conteúdos sejam livres para produzir e postarem textos com suas próprias opiniões, ganhando autonomia no que querem comunicar, sem intervenções editoriais, atingindo e chegando ao maior número de pessoas”, conta Matt Montenegro, CEO e cofundador da Pingback.
De forma inovadora, a empresa foi criada com um DNA americano, ou seja, com diretrizes e regulamentações feitas de acordo com as exigências dos Estados Unidos. Dessa forma, a Pingback já chega ao mercado com a forte possibilidade de ampliar seu campo de atuação para o exterior. “Sempre foi muito claro para nós a intenção de expandir para o exterior. Por isso, fundar a startup já com esse DNA foi tão importante. Isso facilita no processo de internacionalização em diversas formas, sejam elas pela lei, regulamentação e até mesmo costumes de uma empresa gringa”, conclui o CEO.
Foto de destaque: Matt Montenegro, CEO e cofundador da Pingback.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.