* Por Eduardo Resende
Estruturada por meio de uma vasta rede de servidores remotos interconectados em todo o mundo, a cloud computing representa hoje uma tecnologia imprescindível para as corporações que buscam eficiência, economia de recursos, confiabilidade, robustez do armazenamento de dados e capacidade de computação.
Sem a necessidade de unidades físicas e em substituição a um data center tradicional, nuvens em grande escala (daí vem à alusão à cloud, nuvem, em inglês) permitem aos gestores e aos colaboradores o pleno acesso remoto a programas, serviços e arquivos de dados de modo eficiente, flexível e com a máxima segurança.
Com uma série de aplicações para suprir suas demandas corporativas, é possível perceber uma série de vantagens e benefícios que as empresas podem usufruir ao optarem pela tecnologia em nuvem.
Enumero, abaixo, algumas daquelas que considero as mais relevantes:
1. Conectividade: A conectividade é por certo um dos maiores trunfos hoje da tecnologia em nuvem na gestão das corporações. Poder acessar o ambiente a qualquer momento e de qualquer lugar proporciona um enorme benefício às empresas, já que as pessoas trabalham em horários e lugares variados, sobretudo neste período de pandemia, com a consolidação do trabalho em home office, bastando um notebook ou o smartphone com acesso à internet para acessar o sistema da empresa. Isso se traduz em flexibilidade e agilidade, em uma gestão confiável e eficiente.
2. Elasticidade e escalabilidade: Uma das principais características da cloud computing é a sua eficácia para lidar com as mudanças na carga de trabalho. Na nuvem, a elasticidade significa a capacidade de um sistema em adicionar ou remover recursos de maneira autônoma. Mais: os recursos disponíveis ficam em harmonia com novas demandas. Essa elasticidade é, portanto, a capacidade de escalar recursos tanto horizontalmente quanto verticalmente. Outra característica importante é que toda e qualquer alteração é feita em tempo real, de modo a não interferir no fluxo de trabalho. Desse modo, não é preciso interromper o sistema ou fazer manutenções aos finais de semana para não prejudicar o negócio. Por ser uma característica extremamente crítica, ela faz com que esse seja um diferencial na computação em nuvem em comparação a outras tecnologias.
3. Otimização dos processos de TI: A otimização de processos pode ser vista como um amplo benefício proporcionado pela utilização da computação em nuvem, já que diversos procedimentos podem ganhar maior agilidade. Ao utilizar a nuvem, essa atividade pode ser feita em pouco tempo e sem nenhum impacto para o usuário. Desse modo, os colaboradores de TI podem ser alocados para outras atividades.
4. Provisionamento automático de recursos: É possível alocar recursos de processamento sob demanda. Isso quer dizer que, conforme a necessidade da aplicação durante o uso, o sistema redimensiona recursos automaticamente. Um exemplo é o preparo de uma área de desenvolvimento web em que seja preciso instalar servidor web, de aplicação e base de dados. Todas essas configurações podem ser feitas automaticamente. Assim, conforme a solicitação do usuário, o ambiente é criado com todos os recursos necessários para o desenvolvimento de sites.
5. Monitoramento: Controlar o ambiente é extremamente importante. Por isso, é fundamental definir métricas de monitoramento para os serviços. Assim, é possível acompanhar o consumo de todos os recursos e tomar decisões estratégicas de modo a antecipar eventuais problemas.
6. Alta disponibilidade: Em diversos tipos de negócio a alta disponibilidade é essencial. Muitas empresas precisam que o ambiente esteja disponível o tempo todo. Contudo, manter a alta disponibilidade em um data center físico requer um alto investimento. Isso porque alta disponibilidade significa manter redundância de todos os recursos de um data center. Por isso, a alternativa de manter o ambiente na nuvem é bem atrativa, já que ao contratar o serviço é possível escolher opções de alta disponibilidade, que contemplam o armazenamento em diferentes localidades.
7. Segurança de dados: Uma das maiores preocupações das empresas hoje está relacionada à segurança da informação. Isso porque as falhas nesse setor trazem consequências gravíssimas. Alguns dos principais problemas de segurança são a perda de dados por problemas de hardware, invasões no sistema e ameaças virtuais. Por isso, a segurança da informação requer máxima atenção dos fornecedores de serviços em nuvem. Desse modo, além de contar com pessoal especializado em segurança, são utilizadas tecnologias de ponta para a proteção dos dados.
8. Backup dos dados: Manter o backup é uma maneira de garantir que, caso ocorra algum problema, seja possível fazer a recuperação dos dados. Portanto, esse item é fundamental e nunca deve ser negligenciado.
9. Controle de acesso de usuários: Outra ferramenta muito importante para a segurança é o controle de acesso de usuários. Isso porque, por meio desse controle, é possível criar usuários com permissões adequadas ao tipo de tarefa que ele irá executar no ambiente.
10. Criptografia: Quando houver transferência de dados entre servidores, eles devem trafegar via SSL (Secure Sockets Layer). Isso porque esse protocolo garante a segurança na sua transmissão. Já os dados armazenados em nuvem utilizam padrões avançados de criptografia.
Sempre conectado às inovações e o que há de mais disruptivo e up to date no universo da tecnologia, o Grupo Datora, multinacional brasileira com quase 30 anos no mercado brasileiro, utiliza o sistema SBC Software Edition (SBC SWe) nativo em nuvem, para interconexões e uso de acesso à rede. Essa moderna tecnologia foi adotada pelo grupo por meio da parceria que temos de longa data com a Ribbon Communications, provedor global de comunicação em soluções de rede para provedores de serviços, empresas e setores críticos de infraestrutura.
Assim como nosso Grupo, a empresa que implanta o SBC SWe se beneficia de comunicações seguras em tempo real em qualquer ambiente de nuvem privada ou pública, sem comprometer escala ou desempenho. Ainda na fase de testes, o sistema apresentou um desempenho notável, tomando decisões complexas de roteamento sem falhas, mesmo quando lidamos com grandes volumes de tráfego de chamadas, oferecendo flexibilidade, eficiência, economia de tempo e de recursos.
Na gestão e no dia a dia das corporações, portanto, a cloud computing e a adoção de sistemas inovadores como o SBC SWE passam a ser cada vez mais determinantes não só para o presente e o futuro das empresas mas para a própria sobrevivência delas.
* Eduardo Resende, diretor executivo do Grupo Datora.