O Grupo Bittencourt, consultoria especializada no desenvolvimento, gestão e expansão de redes de negócios e franquias, anunciou a aquisição da Stream Shop, startup que utiliza a tecnologia de transmissão ao vivo para demonstrar um produto ou serviço e vendê-lo na hora. O objetivo é atingir ainda mais clientes e revolucionar o varejo online brasileiro. O valor da transação não foi divulgado.
Para Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt, o movimento do live commerce foi exponenciado nesse período atual do varejo mundial e tem um potencial incrível para as mais diversas aplicações. “Estamos animados com a possibilidade de apoiar os varejistas e franqueadores no atendimento dos seus diversos canais de vendas, a utilização do live commerce vai efetivamente trazer a humanização e a experiência do mundo físico para o digital. Matéria que ainda não tinha sido resolvida pelos varejistas até 2020. Acreditamos que não vai ter mais vez e lugar para o e-commerce tradicional como é hoje”, diz.
História da Stream Shop
Devido à pandemia da covid-19, as marcas precisaram se reinventar e as vendas online passaram a ser imprescindíveis. Neste cenário, o live commerce, ganhou força como alternativa para humanizar o e-commerce e aproximar as empresas de seu público-alvo. Pouco conhecida no Brasil, essa tendência mundial movimentou US$170 bilhões no mundo no ano passado, segundo uma projeção da iResearch.
A ideia da Stream Shop de transformar live commerce em negócio nasceu originalmente quando Márcio Machado, fundador da empresa, tinha uma produtora de conteúdo voltada para o desenvolvimento de site para grandes marcas. O live commerce, ou live shopping, começou como um projeto desenvolvido para a Dengo Chocolates.
“Em 2019 pensamos: como pegar o e-commerce e colocar dentro de uma janela de vídeo? Queríamos tornar possível assistir a transmissão ao vivo e ao mesmo tempo clicar nas sacolas que estão dentro da janela direcionando os consumidores para a compra”, explica Machado.
O projeto foi lançado já na pandemia e teve uma grande repercussão como case de inovação no mercado. Desde então, Márcio viu a empresa ganhar visibilidade, sendo procurada por 80 grandes marcas. Neste momento ele passou a investir neste core business, se lançando com o nome Stream Shop. Com tecnologia multifuncional proprietária, a Stream Shop traz em sua bagagem clientes como Natura, L’oréal e Ambev. A empresa aposta na oferta de uma ferramenta 100% integrada a diversas plataformas de e-commerce e a expectativa para 2021 é a de crescer 5 vezes.
“O processo está amadurecendo. É uma ferramenta de produtividade não só durante a pandemia, mas para os negócios a longo prazo. Assim como as pessoas descobriram com o ‘boom’ das reuniões online que não precisam se deslocar sempre, as vendas via streaming seguirão o mesmo caminho de otimização de tempo e investimento das marcas em novas ferramentas de negócio. O Brasil tem um mercado bastante incipiente, mas com muito potencial a ser aproveitado”, finaliza Márcio Machado.