Com o propósito de revolucionar a jornada de compra de produtos pet, tanto para tutores de animais quanto para pequenos pet shops que buscam a digitalização, o marketplace Woof adquiriu a startup de desenvolvimento de softwares ToUp. O valor da compra não foi divulgado. Dessa forma, a empresa espera atingir mais de 5 mil pet shops em seu ecossistema online, além de cerca de 100 estabelecimentos presenciais com a bandeira Woof, até o final de 2022. Outro ponto que motivou a operação foi a possibilidade de produzir inteligência para a indústria pet, com base nos dados gerados no ambiente online e nos pontos de venda físicos.
Para Caetano Altafin, CEO da Woof, a expertise em tecnologia e o alinhamento cultural entre os times foi crucial para esse passo. “Com a absorção da ToUp, a Woof passa a ter um time de tecnologia ainda mais forte. O movimento também possibilita que a equipe da ToUp aplique seu conhecimento em dados e máquina de vendas em uma indústria que, somente no ano passado, cresceu mais de 27% a nível global e tem um mercado nacional de mais de R$ 50 bilhões anuais gastos com animais de estimação”, aponta.
A Woof pauta todo o processo de compra de itens pet nas necessidades específicas do animal de estimação do usuário, com atendimento de especialistas em comportamento, veterinários, nutricionistas e acessibilidade por libras. Por meio da rede de aproximadamente 3.500 pet shops afiliados, que recebem incentivos como site personalizado sem custos e descontos de até 80% na compra de estoque, a empresa torna possível a programação de pedidos com entrega grátis e no mesmo dia em mais de 270 cidades brasileiras.
Fundada em 2015, a ToUp prestava serviços de consultoria e estruturação de novos produtos digitais para os mais variados segmentos do mercado. Após reestruturação para um modelo de alocação de recursos orientados a projetos, o negócio ganhou escalabilidade e impactou milhares de usuários com soluções tecnológicas criadas do zero. De acordo com Marcos Roberto Rodrigues, fundador da ToUp e atual Product Owner da Woof, o impacto transformador da empresa no empoderamento dos pequenos negócios foi o ponto-chave para a parceria.
“A história e os valores dos fundadores da Woof nitidamente transcendem o time e geram a reflexão desse ser o tipo de negócio que se deseja deixar como legado. E, para isso, trazemos a nossa especialidade de potencializar o ferramental tecnológico, estruturando a coleta, processamento e geração de inteligência através dos dados, interligando toda a cadeia. Temos certeza que, juntos, vamos impactar o setor de forma a resgatar a competitividade do nicho de pet shops locais frente aos grandes players, ressignificando a viabilidade dos pequenos negócios e deixando um rastro de transformação”, diz Rodrigues.
A conexão entre a Woof e a ToUp se deu a partir de um investidor em comum – a Spin Capital. Responsável pela aceleração de ambos negócios em seus estágios iniciais, o VC identificou sinergias entre eles, assim como potencial para benefício mútuo e do consumidor. Segundo Eduardo dos Ramos, CEO da Spin Capital, a movimentação possibilitou que os potenciais de ambas empresas fossem explorados, agora, com um objetivo em comum.
“Ao longo da trajetória com a Spin, a Woof demonstrou um potencial enorme, com empreendedores fantásticos à frente. Contudo, para prosseguir com o crescimento esperado, precisavam de mais pessoas capacitadas para compor o time de tecnologia. Já a ToUp tinha a experiência e os talentos certos para isso, além de estar buscando alavancas de crescimento para o negócio. Coube a nós enxergar esses pontos complementares e realizar a conexão. A nossa expectativa é que, com isso, o crescimento da Woof aconteça num ritmo ainda mais acelerado, de forma consistente e com um roadmap de soluções para os clientes cada vez mais aprimorado”, comenta Ramos.
Os planos de expansão da Woof não param na aquisição da startup. A empresa está em fase de captação em uma rodada Série A, a ser concluída nos próximos meses. Negociações de acordos e parcerias com players estratégicos, assim como a avaliação de outros empreendimentos que possam contribuir com a missão de ajudar animais de estimação a terem mais qualidade de vida, assim como empoderar pet shops locais na transformação de seus negócios, estão em pauta.
* Foto destaque: Caetano Altafin, CEO da Woof