A Zendesk, startup de software de atendimento ao cliente, anunciou que fechou acordo definitivo para ser adquirida por um grupo de investidores liderado por empresas globais de investimento Permira e Hellman & Friedman LLC em uma transação totalmente em dinheiro que avalia a Zendesk em aproximadamente US$ 10,2 bilhões.
Sob os termos deste acordo, os acionistas da Zendesk receberão US$ 77,50 por ação. A oferta representa um prêmio de aproximadamente 34% sobre o preço de fechamento das ações da Zendesk em 23 de junho de 2022, último dia de negociação completo antes deste anúncio. Além de Hellman & Friedman e Permira, o grupo de investidores inclui uma subsidiária integral da Abu Dhabi Investment Authority (ADIA) e GIC.
“Este é o início de um novo capítulo para a Zendesk com parceiros alinhados com a força de nossos produtos ágeis e equipe talentosa e comprometidos em fornecer os recursos e a experiência para continuar nossa trajetória de crescimento”, disse Mikkel Svane, fundador e presidente do conselho. “Com o suporte da Hellman & Friedman e da Permira, continuaremos a executar nossa estratégia de longo prazo com nossos clientes como nossa principal prioridade, aproveitando ao máximo a oportunidade que vemos para ajudar as empresas a lidar com as expectativas e demandas em constante mudança de seus clientes”.
A transação, que foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Administração da Zendesk, deve ser concluída no quarto trimestre deste ano e está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação dos acionistas da Zendesk. A Hellman & Friedman e a Permira firmaram compromissos de financiamento de dívida e capital com o objetivo de financiar a transação. Após o fechamento da transação, a Zendesk operará como uma empresa privada.
“O Conselho realizou uma extensa revisão estratégica durante um período de três meses, recebendo uma oferta acionável da Hellman & Friedman e da Permira após o término de nosso processo formal”, disse Carl Bass, diretor independente líder da Zendesk. “Esta transação oferece certeza de valor para nossos acionistas com um prêmio significativo em relação ao preço de negociação da Zendesk. O extenso processo de revisão estratégica incluiu a avaliação de alternativas autônomas e transacionais e considerou uma série de fatores, incluindo condições de mercado atuais e previstas, impulso dos negócios e perspectivas de longo prazo. Durante esse período, também trabalhamos de forma construtiva com os principais acionistas. O Conselho concluiu que esta transação era a melhor alternativa e o Conselho votou por unanimidade para apoiar esta transação.”
“A Zendesk reinventou o software de atendimento ao cliente e capacita as empresas a transformar a forma como se comunicam com seus clientes em um mundo cada vez mais digital. Acreditamos que a Zendesk está posicionada de forma única para permitir interações significativas e fornecer resultados de negócios atraentes em qualquer canal”, disse Ryan Lanpher, sócio da Permira. “Estamos ansiosos para fazer parceria com a equipe de gerenciamento e funcionários talentosos da Zendesk para ajudá-los a acelerar a inovação de produtos e alcançar suas ambições de crescimento”, acrescentou Brian Ruder, sócio e codiretor de tecnologia da Permira.
“Nos últimos 15 anos, o Zendesk revolucionou a forma como as empresas atendem seus clientes e se tornou uma plataforma líder no ecossistema de experiência do cliente. Acreditamos profundamente na oportunidade de crescimento da empresa, uma vez que continua a ajudar empresas em todo o mundo a encantar seus clientes”, disse Tarim Wasim, sócio da Hellman & Friedman. “Vemos um enorme valor na plataforma do Zendesk e na capacidade de crescer em escala. Sua oferta intuitiva e poderosa atende a mais de 100 mil empresas, desde as menores até as maiores”, acrescentou Stephen Ensley, sócio da Hellman & Friedman.