A fintech de crowdfunding Abacashi, comprou a plataforma brasileira Sharity, também do segmento, para criar e oferecer a melhor solução de arrecadação on-line, colocando à disposição de pessoas, ONG’s e empresas uma plataforma alinhada com os critérios ESG (Environmental Social Governance) para a viabilização de projetos e ações de alto impacto, capazes de transformar vidas e situações por meio do financiamento coletivo. O valor da aquisição foi de US$ 1 milhão.
Nascidas no universo da tecnologia, o Abacashi sempre fez parte desde o início das operações em 2018 da FrenchTech e AB Fintech e atualmente conta com 800 mil usuários em sua base e arrecadou, até dezembro de 2021, por volta de R$ 60 milhões em favor de mais de 50 mil projetos. E a Sharity é uma empresa nacional com robusta estrutura de fintech que oferece segurança, recursos e um design fluido que ajuda quem precisa arrecadar dinheiro. Nos dois anos de operação (2019 a 2021), a startup registrou R$ 5 milhões em projetos criados por pessoas físicas, ONGs e empresas.
A fusão representa objetivamente novas vantagens aos usuários e a real possibilidade de conectar pessoas e empresas para projetos em comum: 1) menor taxa do mercado (para ajudar a amplificar o impacto dos criadores dos financiamentos); 2) o melhor prazo de recebimento com o valor das doações na conta do criador em 72h; 3) completo atendimento, humanizado e atuando 7 dias por semana.
Novo produto para 2022
Com a aquisição, ocorrerá o lançamento de um novo produto corporativo (para empresas) que muda a forma como o mercado B2B interage com ações de impacto. “De forma simples, certificada, apoiada por relatórios de impacto e integrada a vantagens fiscais que poderão ser a base de qualquer estratégia alinhada aos critérios ESG, as empresas poderão criar formas inéditas para que elas, seus colaboradores e clientes possam contribuir de forma clara e simples com os principais objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, gerando além de toda essa transformação, relatórios de impacto e certificações”, explica Gustavo Henquires – sócio fundador da Sharity.
De acordo com os fundadores da Abacashi, Dimitri Mussard e Nicolas de Virieu, as razões principais para dar o start e finalizar a operação de aquisição da Sharity foram baseadas no desejo de adquirir competências humanas e investir em potências e recursos brasileiros neste segmento, oferecendo a melhor solução para os financiamentos coletivos e uma real mudança no impacto social do país, além de manter a estratégia de crescimento do Abacashi.
O novo desenho do Abacashi vai contar com o know-how em tecnologia dos sócios-fundadores da Sharity em produtos digitais e na estratégia de marketing na operação. “Por enquanto as marcas irão coexistir, porém caminhando para uma união ainda no primeiro semestre de 2022”, explica Nicolas de Virieu.
“Nosso objetivo é criar a melhor plataforma de crowdfunding de impacto da América Latina e liderar o caminho para que empresas tenham uma poderosa ferramenta para viabilizar ações alinhadas aos critérios ESG, com certificação e dados comprobatórios. Temos planos de novas aquisições, mas desta vez fora do Brasil, queremos conquistar a América Latina e nossa expectativa é de chegar a um faturamento na ordem de R$ 600 milhões nos próximos três anos” afirma Dimitri.
* Foto destaque: Thiago Balducci e Gustavo Henquires, da Sharity e Nicolas de Virieu e Dimitri Mussard, da Abacashi.