A Nude, foodtech de substitutos lácteos a base de aveia que se consolidou como uma das primeiras do setor alimentício a estar alinhada com as propostas de transformação socioambiental anuncia o aporte financeiro de R$ 25 milhões e integra a terceira geração de investimentos da Vox Capital.
A rodada série A, conta ainda, com fundos especialistas no mercado plant-based como Lever VC (com sede em Singapura) e outros fundos como Endeavor Scale-up Ventures, Ecoa Capital e Angel Ventures (fundo Mexicano com foco em LATAM que faz seu primeiro investimento no Brasil).
Com o novo aporte, a empresa com sede em São Paulo no Bioma Food Hub, é avaliada em BRL R$ 125 milhões. “O propósito da Nude é ganhar escala promovendo a mudança dos hábitos de consumo e uma economia de baixo carbono. A conclusão desta rodada é importante para construção de um time sólido, que apoie a nossa missão. Seguido da expansão do nosso portfólio de produtos inovadores e gostosos à base de aveia. Queremos chegar em mais lares brasileiros e já estamos trabalhando nisso”, revela Alexander Appel, Co-Fundador e Diretor de Operações da Nude.
A Nude propõe um modelo de inovação que se aprofunda em suas práticas. Foi uma das primeiras empresas da América Latina a mostrar os números das emissões de carbono do campo ao copo e a neutralizar essas emissões. A marca é signatária do pacto global da ONU, uma empresa Selo B que promove impacto socioambiental positivo, atende a política nacional de resíduos sólidos e, no último mês, implementou uma iniciativa prática de logística reversa nos pontos de venda, em parceria com a Musa e patrocinado pela Tetra Pak.
A preocupação urgente em responder à crise climática, rendeu em maio de 2021 uma menção honrosa no evento World Changing Ideas 2021, pela revista Fast Company, no qual a Nude entrou para a lista como uma das empresas mais inovadoras do mundo por protagonizar o debate sobre a pegada de carbono na América Latina.
“Seria muito fácil criar um produto e embalar com um discurso bonito, mas não é o que acreditamos e por isso decidimos tomar o caminho que envolve mudar os pequenos hábitos e toda a indústria. Neste momento, faz sentido para nós receber o aporte de um fundo de impacto como a Vox. Isso significa que estamos alinhados com o propósito de transformação do planeta e levamos a sério nossas metas de redução de carbono. Não há tempo a perder para abraçar nosso planeta cada vez mais frágil”, declara a CEO da Nude, Giovanna Meneghel.
Segundo informações da pesquisa Ibope de Tendências 2018, a preocupação com o impacto ambiental é um dos motivos que levam as pessoas a procurarem alternativas vegetais ao leite de vaca. A marca, que é clean label – feita somente com essencial: aveia, água e sal, aproveita o aumento significativo de produtos feitos de plantas no Brasil como uma oportunidade para atrair novos consumidores que buscam se aproximar de produtos naturais, aliada a demanda de ⅓ da população brasileira que é intolerante à lactose e 15% se declara vegana ou vegetariana. Além disso, 64% dos brasileiros desejam reduzir o consumo de produtos de origem animal.
No crescente e cada vez mais competitivo mercado plant based, o segmento de leite de aveia apresenta uma expansão com maior destaque comparado às outras opções vegetais, a aveia tem se destacado por questões de acessibilidade nutricional, versatilidade e sabor e já ganha escala em comparação a outros leites vegetais, como o de amêndoa.
Em países como Alemanha, o leite de aveia conquistou uma parcela significativa na categoria geral de leite de base vegetal e representa 60% de bebidas plant based. Nos Estados Unidos, a aveia experimentou um crescimento explosivo nos últimos anos, contabilizada até 16 de Outubro de 2021, o aumento da categoria no mercado estadunidense foi de 10,7% para 17,6%, comparado às cinquenta e duas semanas anteriores. Apontando a escalada mais rápida da aveia dentro do segmento de leites vegetais.
De acordo com um estudo da Future Market Insights, a demanda global por bebidas de aveia continuará a crescer, com uma taxa de 8,2% até 2027. Além disso, o valor global de leite de aveia pode chegar a quase R$ 11 bilhões até 2026, segundo o relatório da Market Research Future (MRF) – cenário favorável para o desenvolvimento e investimentos mais agressivos no setor.
No Brasil, para ir além do nicho de quem já conhece produtos à base de plantas e se integrar à rotina da população, a Nude lançou a edição Barista, usada nas cafeterias para substituir o leite no preparo de cappuccinos e outras bebidas. Aproveitar a cultura do café e todo seu público formador de opinião para atrair novos consumidores e fidelizar os clientes pelo sabor, rendeu bons resultados. Hoje a marca está em mais de 500 cafeterias pelo país e se relaciona com uma comunidade de milhares de pessoas que se identificam com a cultura Nude.
* Foto de destaque: Giovanna Meneghel e Alexander Appel, fundadores da Nude.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.