* Por Eduardo Dóro
Diante das mudanças ocasionadas no mercado pelo impulsionamento da transformação digital desde o início da pandemia de COVID-19, as empresas B2B vivenciam um processo acelerado de renovação. Além dos processos e atividades operacionais que estão sendo otimizados, novos canais de vendas e de relacionamento estão sendo construídos. Segundo o relatório do IDC,
FutureScape: Worldwide Digital Transformation 2022 Predictions, mais da metade das atividades econômicas globais serão digitalizadas em 2022. A digitalização, que está moldando o futuro dos negócios, está presente nas principais tendências para 2022 das empresas B2B, mencionadas abaixo.
Omnicanalidade da comunicação
Uma das principais tendências para 2022 no segmento B2B é o fortalecimento da comunicação omnichannel, tanto nas indústrias e empresas varejistas, quanto nos demais setores de atuação.
Yuri Fiaschi, vice-presidente global de vendas da Infobip, plataforma global de comunicação omnichannel, afirma que “mesmo já sendo bastante utilizado pelas empresas que conversam diretamente com o consumidor final, a omnicanalidade é essencial no mercado B2B para a construção de um relacionamento sólido e ágil entre as empresas. Estar presente em múltiplos canais, tanto para vendas, quanto para a realização do atendimento, possibilita que o desenvolvimento das operações possa ser realizado de modo mais estratégico, acompanhando a digitalização e as mudanças”.
E-commerce cada vez mais mobile
O e-commerce, ao invés do comércio físico, está cada vez mais acelerado e agora a tendência é que as vendas sejam realizadas via mobile. De acordo com o último relatório da Adjust, ferramenta de mensuração de marketing mobile, o Brasil registrou o segundo maior número de downloads de apps de comércio eletrônico no mundo, e a América Latina registrou um aumento de 27% de tempo de uso em apps de compras em 2021, mostrando a força das compras por celular no continente.
Como resultado dessa mudança, uma série de grandes varejistas, como a Sephora, mudaram seu orçamento interno para se concentrar mais em campanhas mobile do que em campanhas de lojas físicas. Para navegar neste espaço cada vez mais competitivo, os profissionais de marketing e desenvolvedores de aplicativos precisarão se concentrar na criação de experiências convenientes entre dispositivos, além de incentivar e reter seus usuários com sucesso.
Metaverso em diversas áreas
A Blitzar vem oferecendo, como plataforma de eventos digitais, a experiência de integrar os eventos online com os presenciais, uma tendência que vai muito além de apenas uma nova forma de acessar ou mesmo gerenciar eventos.
Com o metaverso em alta no final de 2021, o mercado começa a ganhar força com as tecnologias de hardware e software evoluindo a passos largos. Com uma movimentação de milhões de dólares, o metaverso tende a ser um grande tema para a Blitzar, focada em interação e novas formas de comunicação digital, plataforma pioneira na utilização do 3D para eventos.
Cibersegurança corporativa
Se empresas e empreendedores estão se preparando para o que está por vir, os cibercriminosos também estão. Em todo o mundo, o sequestro de dados bateu recorde no primeiro semestre de 2021: foram detectadas 304,7 milhões de tentativas de ransomware no período de 6 meses, segundo dados da empresa de cibersegurança SonicWall. Mas nem tudo deve ser visto com maus olhos. O aumento dos ataques forçou muitas organizações a investir mais em programas de conscientização e treinamento de segurança digital para combater o crime cibernético e evitar a ocorrência de violações.
Para 2022, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, vê uma boa perspectiva. Com o intuito de reduzir os frequentes ataques de hackers registrados durante a pandemia de Covid-19, cerca de 83% das organizações empresariais no Brasil devem aumentar o investimento em segurança cibernética em 2022, conforme números divulgados pela pesquisa PwC Digital Trust Insights 2022.
Open Banking 2022
2022 promete ser um ano de muitas mudanças com relação ao compartilhamento de dados dos consumidores entre os bancos para que estes possam desenvolver propostas mais adequadas ao perfil de cada consumidor, com taxas e produtos mais vantajosos.
Com ferramentas como o PIX e os
benefícios trazidos pelo Open Banking, qualquer empresa, de qualquer segmento, poderá criar suas próprias soluções financeiras e meios de pagamento. Um shopping center, por exemplo, poderá montar a sua plataforma de pagamento e oferecer aos seus lojistas. Por trás de todo esse trâmite, está o Bankly, uma plataforma de Banking as a Service. “O que o Bankly faz é oferecer a infraestrutura para isso, mas não apenas isso. Também oferecemos o ambiente para que novas fintechs possam oferecer os mais variados serviços financeiros aos seus clientes, sem que a gente apareça. O Bankly é a estrutura por trás da operação.” afirma
Davi Holanda, founder do Bankly.
Novos caminhos para o CIO
A tendência em 2022, segundo a Lozinsky, consultoria de negócios, é o sucesso de CIOs em posições cada vez mais estratégicas, em vez de lugares tradicionais, com a crescente relevância do setor tecnológico dentro das empresas.
O CIO passa a liderar e possibilitar inovações no topo da empresa, trazendo consigo uma preparação profissional diferente e mais incluída no universo digital de mudanças do mercado. Isso reflete a disposição do CIO em ser reconhecido por ter liderado com sucesso a transformação digital do negócio, expectativa que dialoga com o desafio organizacional de qualquer empresa nos dias de hoje.
Transformação digital e segurança da informação
Segundo a Solo Network, as tendências de tecnologia para 2022 estarão focadas nos processos de transformação digital e segurança da informação de seus clientes, independentemente de qual seja o segmento ou localização deles. Outro ponto chave é manter e atualizar as políticas de diversidade e inclusão para a composição de times, algo que, inclusive, a Solo procura fazer internamente com suas equipes.