O cenário desafiador que o mercado enfrenta atualmente fez com que gestores e donos de empresas replanejassem gastos e investimentos sem desacelerar sua produtividade. A crise instaurada pela chegada da covid-19, além de acelerar o processo de inovação e uso mais recorrente das tecnologias, trouxe a discussão sobre o quanto as companhias estão preparadas para lidar com situações tão adversas quanto esta.
“No último ano as empresas tiveram que aprender a seguir sem um planejamento. Mas isso abriu novas oportunidades de se reinventar e de olhar para as possíveis soluções que este momento de transformação necessita”, conta Fábio Freire, CEO da FindUP, empresa de inovação em Field Service de TI.
Nesse momento, os negócios que estão cientes e imersos sobre as vantagens da transformação digital, sabem que o uso da tecnologia contribui de forma positiva para amenizar os efeitos da crise. A seguir, veja algumas soluções que o executivo aponta como ferramentas que podem ajudar a gerir e direcionar melhor a sua empresa em momentos como este:
Home office e vídeo chamadas
Uma das principais mudanças que a pandemia trouxe para o mercado é a modalidade de trabalho home office. Sendo já praticado por diversos negócios mesmo antes da crise, principalmente agências e startups, ele foi adotado até mesmo pelas companhias mais tradicionais.
A prática do home office em nossa nova realidade só é permitido graças a todos os suportes tecnológicos aos quais se tem acesso hoje. Em meio a essa nova realidade, as empresas já se adaptaram para oferecer suas soluções à distância, como os próprios recursos de vídeo chamada, por exemplo, que permite a colaboradores, gestores e clientes uma comunicação mais ativa e eficaz.
Cibersegurança
Apesar do trabalho remoto apresentar muitas mudanças benéficas, ele também aumentou os riscos à segurança de dados, sendo a vulnerabilidade mais comum que as empresas enfrentam no momento. Por isso, a cibersegurança se tornou prioridade para as grandes corporações e a tendência é que este setor continue a crescer em 2021, com ações como integração da inteligência artificial, Security Process Automation e privacidade de dados.
A Cibersegurança permite que dados de determinada empresa estejam acessíveis somente a quem possui autorização. Cada vez mais utilizamos recursos de armazenamento na nuvem, integração de sistemas e documentos compartilhados que podem ser alvos de crimes digitais e, por essa razão, está sendo investido cada vez mais nesse tipo de tecnologia.
Field Service de TI
O suporte de TI foi outro setor diretamente impactado com as mudanças de trabalho para a modalidade à distância, já que muitas empresas tradicionais o ofereciam de forma física, no escritório ou local destinado para execução do trabalho.
Essa transformação traz grande abertura para o crescimento do modelo de field service no país, possibilitando a redução de custos e garantindo que o suporte seja solicitado apenas quando ocorrem problemas técnicos pontuais. “As empresas não devem poupar esforços para garantir suporte para seus colaboradores, mas isso pode, e já é feito em muitas das grandes corporações, com a contratação de uma empresa terceirizada”, aponta Fábio.
O field service de TI possibilita que o suporte técnico seja solicitado a qualquer local para solucionar o problema, como ajustes e instalação de equipamentos ou sistemas.
Nuvem híbrida
As grandes empresas estão atentas há algum tempo na extensa lista de benefícios do armazenamento em nuvem, como a acessibilidade em qualquer lugar com acesso à internet, maior segurança e redução de custos. Entre as estratégias de nuvem, a cloud híbrida é uma das tendências do ano.
A junção da nuvem pública e privada garante a segurança das informações, velocidade e flexibilidade nos negócios, já que beneficia a acessibilidade local, enquanto o banco de dados da empresa é trabalhado na nuvem. A ferramenta já é tendência na infraestrutura de grandes indústrias, que ganham a possibilidade de aproveitar o melhor de cada cloud.