* Por Garrett Wood

À medida que o setor de startup no Brasil continua a se expandir, com o crescimento mais do que triplicando entre 2015 e 2019, as startups precisam ser ágeis em um mercado altamente competitivo. Para construir um negócio a partir do zero, fundadores bem sucedidos devem saber que as pessoas desenvolvedoras estão na vanguarda de impulsionar a inovação desde o início. 

Enquanto a comunidade de desenvolvedores continua impulsionando ferramentas de open source para trabalhar de forma mais inteligente e rápida, há muito que empreendedores podem aprender com uma compreensão básica de open source e seus processos. O open source, que se refere ao software que torna o código fonte livremente disponível para modificação e redistribuição, pode ajudar uma empresa a renovar produtos e serviços rapidamente, resolver desafios técnicos e colaborar de perto – tudo isso mantendo os custos baixos. Afinal de contas, tudo, desde uma experiência de usuário satisfatória até uma cultura positiva da empresa, importa quando se trata de levar uma ideia ao IPO. 

Com isto em mente, aqui estão três lições-chave que empreendedores podem aprender aumentando seus conhecimentos em open source.

1 – Aumentar a colaboração e produtividade da equipe

Um aprendizado chave que empreendedores – e líderes empresariais em geral – podem tirar das pessoas desenvolvedoras é sua capacidade de colaborar. As equipes de desenvolvimento de software normalmente têm que trabalhar de perto com outras partes de sua organização, tais como operações e segurança, para serem eficazes. 

As equipes de desenvolvimento frequentemente adotam o DevOps, uma metodologia que prioriza a colaboração estreita entre equipes tradicionalmente isoladas, o que garante que todas as partes envolvidas permaneçam produtivas e tenham total visibilidade do ciclo de vida do desenvolvimento. Esta forma de trabalho é sustentada pela interação produtiva entre as pessoas. Empresários que entenderem isto estarão mais bem equipados para quebrar as barreiras e preencher possíveis lacunas no negócio, impulsionando as contribuições entre as equipes e o compartilhamento de informações.

A resolução de problemas também é tão central para o sucesso da programação quanto para o sucesso empresarial. Afinal, embora empreendedores possam começar sozinhos, eventualmente precisam trabalhar com equipes e partes interessadas diferentes para resolver desafios. Líderes empresariais aprenderão que o domínio dessas soft skills pode beneficiar a empresa a longo prazo.  

2 – Acelerar a inovação com recursos internos 

Até o momento, o Brasil detém 40% dos investimentos em tecnologia na América Latina, e como esse mercado deve crescer 14% este ano, líderes empresariais precisam inovar mais rápido do que nunca, mas também oferecer uma experiência significativa ao usuário para se destacarem. 

É neste cenário que espelhar processos e a cultura do open source pode dar uma vantagem aos empreendedores. Innersourcing refere-se a esta forma melhorada de trabalhar – usando as melhores práticas de projetos open source, o innersourcing é o processo de criar e compartilhar código reutilizável nos limites de uma organização. Isto não apenas incentiva mais ideias e fomenta uma cultura de liberdade criativa, mas ajuda as equipes a melhorar a qualidade do código e operar mais rapidamente.

A compreensão da programação e dos fluxos de trabalho de código aberto permitirá aos empreendedores se conectarem melhor com suas próprias equipes de desenvolvimento, entender como elas gostam de trabalhar e ajudá-las a serem mais produtivos. Afinal de contas, uma equipe de pessoas desenvolvedoras altamente funcional é a melhor maneira de impulsionar a inovação rápida para seu negócio.

3 – Crescer com segurança, em escala

As startups de hoje têm pouco tempo, mas precisam crescer rapidamente para garantir financiamento. O open source pode ajudar fundadores a escalar em um bom ritmo, construindo sobre o que já foi construído. A comunidade de open source está centrada na premissa de que o código deve estar disponível para qualquer um fazer download e modificar, o que significa que pessoas desenvolvedoras podem aprender e implementar insights de seus pares ao longo do processo de desenvolvimento.

Com mais pessoas inspecionando o código em busca de erros e inconsistências, as vulnerabilidades são continuamente descobertas e corrigidas durante todo o processo de desenvolvimento. Isto é especialmente importante para as empresas que estão apenas começando, que podem não ter grandes orçamentos para produtos ou serviços de segurança caros. Líderes empresariais que adotarem uma abordagem open source para a segurança descobrirão que o impacto se estende até seus clientes.

Em geral, empreendedores devem dedicar tempo para aprender os fundamentos do open source, desde remover barreiras e construir soluções existentes, até aumentar a qualidade e a segurança do código. Ao fazer isso, eles serão capazes de acelerar a inovação e descobrir um mundo de infinitas oportunidades.

* Garrett Wood é Gerente do Programa de Startups do GitHub