O mercado global de Digital Asset Managements (DAM) – softwares desenvolvidos para a organização, recuperação e distribuição de arquivos digitalizados, como documentos, contratos e imagens – deve crescer de US$ 4,2 bilhões em 2022 para US$ 8 bilhões em 2027. No Brasil, uma das referências nesse serviço, é a Yapoli. A startup recebeu aporte de R$ 1,3 milhão em rodada pré-seed liderada pela Bossanova Investimento e Darwins Startups, com participação de sócios da agência Ampfy e Mene & Portella Publicidade, além de, Assespro Investe, Join Valle e Via.
Com a rodada, a Yapoli investirá em recursos para acelerar o negócio, com o desenvolvimento de tecnologias para a propriedade intelectual na gestão de ativos digitais e pretende dar ainda mais robustez para a equipe de produtos. O objetivo da empresa é crescer 300% em clientes e faturamento nos próximos dois anos.
Criada há quatro anos, a startup é líder no mercado nacional de DAM e conta em seu portfólio com clientes em diversos segmentos como varejo fashion, esportivo, indústria, distribuição e comércio, como Havaianas globalmente, Flamengo, C&A, Portobello e Whirlpool. Com a Yapoli, as empresas evitam o consumo e distribuição de materiais desatualizados, fora de compliance e fora de vigência, maximizando o uso dos ativos das marcas.
“A falta de organização e gerência dos ativos digitais é um problema que pode gerar prejuízos enormes para marcas, principalmente agora que tudo é feito digitalmente. É por isso que a organização viabilizada pela tecnologia que oferecemos diminui esses riscos jurídicos relacionados a vigência dos direitos de uso dos materiais e LGPD e faz com que as corporações tenham uma economia de cerca R$ 1,5 milhão por ano com ganhos em otimização”, destaca Adalberto Generoso, CEO e cofundador da Yapoli.
“Nossos anos de investimentos em startups nos permitem ter um olhar mais clínico quando enxergamos uma boa oportunidade de investimento, como foi no caso da Yapoli. Agora vamos trabalhar juntos para que a startup continue alcançando ótimos números”, diz João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos.
“Ao longo de nossa atuação com marcas nos mais diversos segmentos, já sentimos as dificuldades que a falta de uma gestão eficiente dos ativos de comunicação acaba gerando. A solução da Yapoli é realmente transformadora para os anunciantes dos mais diferentes portes e mercados” afirma André Chueri, sócio e presidente da agência AMPFY.
Em 2022, a Yapoli já dobrou a equipe de colaboradores para ampliar ainda mais a quantidade de empresas atendidas. Até 2024, a startup tem objetivo de realizar scale-up com Series A e expandir seus negócios para a América Latina. “Com a rodada, certamente ampliaremos o nosso crescimento que já está acontecendo de maneira rápida. Só neste ano, aumentamos nosso faturamento em 100% e pretendemos aumentar em 300% até dezembro. Temos certeza que cada vez mais as empresas nos olharão como solução para a governança e taxonomia do seus negócios”, finaliza o CEO da Yapoli.
* Foto destaque: Laura Coló, cofundadora e CFO e Adalberto Generoso, CEO da Yapoli
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