Apenas quatro meses após anunciar sua rodada Series A, a Stark Bank, um dos primeiros Challenger Bank para enterprises, acaba de levantar US$ 45 milhões. A rodada Series B foi liderada por Ribbit Capital, um dos mais renomados fundos de fintechs do mundo, e contou também com a participação do Bezos Expeditions, SEA Capital, além dos atuais investidores Lachy Groom e K5 Global. Fundadores do Airbnb, e da Kavak e executivos da DST, Visa e Coinbase também participaram da rodada.
A empresa chamou a atenção de fundadores de grandes empresas americanas e em dezembro de 2021 levantou US$ 13 milhões liderado por Lachy Groom (ex-Stripe) com a participação dos fundadores da Coinbase, Dropbox, Flexport, Figma, Rappi, dLocal, Wildlife e Slack. No Series B, o Bezos Expeditions, empresa pessoal de investimento de Jeff Bezos, junta-se como investidor, ao realizar seu primeiro investimento no Brasil.
“Estamos criando do zero o banking do futuro reinventando a experiência das grandes empresas e criando um ecossistema que permita que nossos clientes façam qualquer operação bancária dentro da nossa plataforma. Além das operações transacionais, entregamos dashboards, controle de gastos, conciliação e gestão financeira, permitindo a empresas tomarem decisões a partir de dados.”, afirma o CEO da Stark Bank, Rafael Stark.
O aporte permitirá à fintech investir para se firmar como banco principal das grandes empresas. A atual gama de produtos inclui cash management, câmbio, cartão corporativo, fluxo customizado de aprovação de pagamentos, gestão por centro de custos, folha de pagamentos e gestão de cobrança via boleto e Pix. Ao longo do ano, serão adicionados investimentos, linhas de crédito e o recebimento de pagamentos via cartão, dentro outros produtos.
O cartão corporativo da Stark Bank oferece controle de gastos amplos e customizáveis. Empresas podem emitir múltiplos cartões, físicos ou virtuais, com limites de gasto por cartão, por moeda, país, tipo de estabelecimento ou até por frequência de gastos, seja diário, mensal ou até compras únicas. Gastos podem ser vinculados a centros de custo e ainda é possível anexar notas fiscais às compras, facilitando a conciliação e controle contábil.
Além de cartão, a Stark Bank tem feito investimentos significativos em Pix. O módulo de cobrança substitui o boleto bancário por pagamentos via QR Code, copia-e-cola ou transferência com agência e conta, sendo possível nas cobranças via Pix declarar multa e juros, limitar a data de pagamento, bloquear pagamentos em duplicidade e depósitos não-conciliados, bem como fazer reversão total ou parcial de pagamento, conciliando todos os recebimentos, dentre outras facilidades.
Para e-commerces, o checkout transparente diminui a fricção do pagamento e aumenta a conversão das vendas ao permitir às empresas receberem em tempo real ou enviarem e-mail ao cliente com link para pagamento posterior.
“Nosso grande diferencial é ter a tecnologia em nossa mão. Fizemos todo nosso core bancário dentro de casa. Temos nossa própria licença com o Banco Central e com a Mastercard, estamos diretamente conectados a eles, sem qualquer intermediário. Criamos nossa própria processadora para realizar as transações de cartão e toda nossa integração com o Bacen, eliminando falhas de parceiros e garantindo um sistema confiável, seguro e escalável, para que nossos clientes possam crescer sem se preocupar.”, completa Stark.
A Stark Bank está focada em empresas de médio a grande porte e hoje atende mais de 300 empresas, entre elas, Quinto Andar, Loft, Buser, Isaac, Bitso, Daki e Colgate. A meta para esse ano é crescer 10x e a fintech está com vagas abertas para aumentar o time de pessoas excepcionais.
Stark Infra
A Stark também irá inaugurar uma unidade de negócios para vender infraestrutura com foco em fintechs e instituições financeiras. A Stark Infra oferecerá APIs para participantes diretos e indiretos do PIX, Card as a Service (CaaS – emissão de cartão com a marca da empresa) e emissão de CCBs (Cédula de Crédito Bancário) bancarizado operações de crédito.
“Nosso objetivo é que qualquer empresa que deseje ser participante do Pix possa integrar com o Banco Central em 1 semana. Queremos impulsionar fintechs e permitir que possam emprestar dinheiro usando nossa CCB e que qualquer empresa possa emitir cartão com sua marca em menos de 1 semana, gerando novas formas de receita. Gostamos de simplificar criando a melhor tecnologia e a Stark Infra está oferecendo as mesmas APIs que a Stark Bank usa para conectar ao Bacen e a Mastercard.”, afirma Rafael Stark.
* Foto de destaque: Rafael Stark, CEO da Stark Bank.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.