A Agenda Boa, plataforma que reúne em um só lugar as ferramentas necessárias para facilitar a gestão de quem trabalha por conta própria, acaba de receber um aporte de R$ 3 milhões da DOMO Invest, uma das principais gestoras de Venture Capital no Brasil.
O capital, bem como o suporte oferecido pelo time da DOMO, será de grande importância na missão de transformar a vida de milhares de microempreendedores (MEI) e pequenos negócios de todos os segmentos em todo o país. Além disso, a startup se prepara para realizar o lançamento do novo aplicativo, que foi todo repaginado e traz várias melhorias e funcionalidades.
“A Agenda Boa é feita por gente boa. Eletricistas, pintores, refrigeristas, empresas de segurança eletrônica, gesseiros, manicures, diaristas, organizadores de festa, confeiteiras, oficinas de veículos, churrasqueiros e tantos outros são clientes do nosso app e fazem parte da nossa história. E nós queremos continuar investindo para transformar a vida desses milhares de trabalhadores autônomos, tornar a rotina deles cada vez mais ágil e prática e fazer com que a sociedade valorize mais esses empreendedores. Isso envolve investimento em novas contratações e, principalmente, o lançamento do novo aplicativo”, conta Hans Page, CEO e cofundador da Agenda Boa.
Com o novo aplicativo, o empreendedor terá mais opções para adaptar a Agenda Boa às necessidades do seu negócio, além de funcionalidades como gestão de pedidos e pagamentos, calendário de compromissos, gráficos financeiros e a possibilidade de receber a assinatura de seus clientes direto no celular. Essa e muitas outras novas funções foram desenvolvidas de acordo com as necessidades e demandas dos pequenos negócios, reunidas através de pesquisas da plataforma com os microempreendedores. Além de facilitar o dia a dia empreendedor, ele simplifica o processo de cobrança e muitas vezes a receita gerada no final do mês.
Outra novidade é que agora a Agenda Boa estará disponível tanto para Android quanto para iPhone. E, em breve, a plataforma será disponibilizada também para PC, para que as funções do app possam ser usadas pelo computador, principalmente para empresas que possuem um time de 5 a 10 pessoas.
“Nesse caminho até aqui, o apoio da DOMO tem sido fundamental para tomarmos decisões importantes de forma mais assertiva. A qualidade e profundidade de reflexão durante as conversas com os sócios têm ampliado ainda mais o nosso olhar sobre o negócio. Entre 2018 e 2021, crescemos mais de 400% em faturamento, o que aumenta a nossa expectativa sobre consolidar a Agenda Boa como principal app de gestão para autônomos e pequenos negócios no Brasil”, afirma Christoph Friedrich, CFO e cofundador da Agenda Boa.
Como surgiu e como funciona a ‘agenda’
Em 2016, os amigos Hans Page e Christoph Friedrich criaram uma plataforma/marketplace para conectar eletricistas e consumidores no Rio de Janeiro. Após um ano em funcionamento, eles perceberam que o grande problema enfrentado pelos profissionais não era conseguir novos clientes, mas sim como esses profissionais estavam gerenciando o seu próprio negócio. Diante desse diagnóstico, tiveram a ideia do que hoje é a Agenda Boa, uma ferramenta de gestão voltada para autônomos e pequenos negócios, para ajudar microempreendedores a se organizarem melhor e passarem mais credibilidade para os clientes.
A Agenda Boa é uma plataforma que tem o propósito de valorizar autônomos e pequenos negócios de todos os segmentos, oferecendo soluções tecnológicas para o trabalhador fazer seu negócio evoluir. No aplicativo, o empreendedor conta com instrumentos para organizar melhor seu negócio (emitir boletos para cobrar clientes de forma profissional e organizada, anotar e gerenciar pedidos de clientes, etc.), impressionar seus clientes com mais profissionalismo (gerar ordens de serviço, orçamentos e recibos, que você pode enviar para o cliente por WhatsApp e e-mail) e controlar melhor as finanças (lançar recebimentos, valores a receber e valores não recebidos e todos os custos do negócio).
Rodrigo Borges, sócio na DOMO Invest, destaca o potencial da startup no mercado. “Estamos diante de uma proposta que se fortalece a cada dia. Os microempreendedores estão se conscientizando da necessidade de aprimorar a gestão de seus negócios, a fim de terem mais controle sobre suas demandas e conquistar mais credibilidade nos segmentos em que atuam. Além disso, o número de autônomos cresceu muito nos últimos anos. Nós entendemos que o time da Agenda Boa tem aí um potencial de mercado imenso para ser explorado tanto no Brasil como no mundo”.
* Foto em destaque: Hans Page e Christoph Friedrich, da Agenda Boa.