* Por Jéssica Lima
A diversidade é um assunto em alta em diversos meios atuais e não poderia ser diferente no ecossistema de startups. Dados mais recentes mostram que os agentes do ecossistema estão cada vez mais conscientes da importância da diversidade como uma questão social, mas ainda não a colocam em prática dentro de casa.
Em 2021, quando a Abstartups lançou o mapeamento mais recente do ecossistema nos deparamos com um dado muito positivo, no Brasil quase 100% das startups entrevistadas se consideram startups que apoiam a diversidade.
No entanto, quando olhamos para os quadro de colaboradores os números mostram uma realidade um pouco diferente, 19,1% das startups não possuem colaboradoras mulheres, mais de 30% não possuem colaboradores pretos, 62,3% não contam com ninguém de 50 anos ou mais na equipe e em mais de 90% das startups não vamos encontrar pessoas com deficiência, ou transexuais.
Apesar de tudo isso, apenas 25,2% das startups entrevistadas possuem alguma ação ou processo seletivo voltado para a diversidade. Precisamos refletir se entendemos verdadeiramente a importância e as consequências positivas de um ambiente de trabalho mais diverso, ou estamos apenas repetindo um discurso para se adequar às pautas do momento.
É importante lembrar que além de melhorar a imagem da marca, ter um time diverso também significa um aumento significativo da atração e retenção de talentos e soluções mais criativas, como consequência sua startup terá melhores resultados e um maior retorno financeiro.
Por essa razão, a Abstartups lança hoje um guia de promoção à diversidade. O objetivo foi nos aprofundar sobre o cenário atual da diversidade e inclusão em nosso ambiente, a fim de identificar possíveis fraquezas, mapear as raízes do problema e contribuir com iniciativas. Com esses dados foi possível identificar alguns pontos-chave que podem ser trabalhados para conseguirmos construir um ambiente mais inclusivo, são eles: capacitação, referências e recrutamento.
Sabemos que as pautas de diversidade ainda são um tabu na sociedade, e admitir nossas fraquezas em relação a elas, não é assim, tão simples. Mas, apesar disso, é necessário buscar ativamente formas de incluir cada vez mais pessoas, histórias e realidades ao nosso quadro de colaboradores.
Jéssica Lima é formada em publicidade e propaganda, e somou sua paixão por escrever com outras habilidades para mergulhar no universo do marketing digital. Faz parte do time de marketing da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), ajudando a divulgar histórias de inovação de todo o País.