A TecnoSpeed, Software House maringaense conhecida como “A Casa do Desenvolvedor de Software”, anunciou a aquisição de 15% da startup Assinadoc por meio de seu laboratório de inovação, o Speedlab. A aquisição faz parte da estratégia de ampliação de portfólio da empresa visando auxiliar desenvolvedores de software do país a reduzirem custos e fazerem mais software com menos esforço. Os valores da aquisição não foram revelados.
Essa é a primeira aquisição feita por intermédio do SpeedLab. O Laboratório foi criado em 2021, com a finalidade de diversificar o portfólio do grupo, por meio do desenvolvimento de novos produtos, tanto internamente quanto em parceria com startups.
A Assinadoc é uma startup de assinatura eletrônica de documentos em fase inicial, mas já demonstrou ter uma tecnologia madura, fácil usabilidade e um modelo comercial competitivo.
A aquisição permitirá que a TecnoSpeed possa reaproveitar a tecnologia da Assinadoc para oferecer serviços de assinatura digital de documentos aos mais de 2.000 integradores e software houses que já integram o portfólio de clientes da empresa. Com isso, a TecnoSpeed terá liberdade para criar modelos comerciais que facilitem a adoção dessa tecnologia integrada aos sistemas, facilitando ainda mais a vida dos usuários e software houses.
Após adoção do modelo de trabalho 100% remoto, o departamento pessoal da TecnoSpeed adotou o uso da assinatura eletrônica e todos os contratos de trabalho, termos, aditivos, rescisões passaram a ser feitos com assinatura eletrônica.
Para Erike Almeida, cofundador e CEO da TecnoSpeed, “seria impraticável se ainda tivéssemos que assinar em papel. Atualmente temos funcionários em 11 estados e 67 cidades. A possibilidade de assinar eletronicamente gerou economia financeira, agilidade nos processos e uma melhor adequação no registro dos eventos ao e-social (obrigações acessórias da empresa). Queremos levar esses benefícios também à nossa rede de clientes e parceiros e a Assinadoc encaixa bem nesse front”
A TecnoSpeed também utiliza assinatura eletrônica nos contratos com seus clientes. Neste caso, a adoção é mais antiga, desde 2016, e o contrato é gerado automaticamente quando a venda é confirmada.
“Nós da Assinadoc temos uma grande expectativa com esta parceria e investimento, inicialmente planejávamos uma captação de fundos em junho/julho, porém com a ajuda do SpeedLab conseguimos adiantar este cronograma, e esperamos até o final do ano nos tornarmos uma das 5 principais startups de assinaturas e automação de burocracia do Brasil, e a melhor opção para pequenas e médias empresas”.
“Acreditamos que mais que valores financeiros, todo o know-how da TecnoSpeed irá contribuir de forma significativa para o nosso crescimento acelerado este ano, pois nós devemos crescer entre 5x e 7x ainda em 2022, “declarou Felipe Ladislau, fundador da Assinadoc.
O Speedlab compartilha do mesmo propósito da Tecnospeed, que é fortalecer o desenvolvedor de software nacional através de soluções inovadoras. A proposta é que o Speedlab seja um local seguro para desenvolvedores compartilharem experiências, dificuldades do mercado de software, projetos e validação de ideias.
Com essa segurança de um laboratório totalmente voltado para DEVs, eles ganham a oportunidade de desenvolver projetos que fortaleçam todos os envolvidos. A ideia é promover grandes parcerias e levar mais inovação para o mercado de tecnologia do Brasil.
O laboratório conta com todo o know-how da TecnoSpeed, que agrega diferenciais como o percentual de 98% dos desenvolvedores satisfeitos. Já foram mais de 2.000 Software Houses atendidas, 27 soluções desenvolvidas e mais de 200 colaboradores especialistas.
ERP como foco de inovação
A especialidade do Speedlab é levar soluções inovadoras para diferenciar ERPs diante da concorrência. Um ERP (Enterprise Resource Planning) é um conjunto de softwares usados por organizações para gerenciar todas as atividades diárias do negócio, tais como contabilidade, compras, gerenciamento de projeto, gerenciamento de risco e conformidade, e operações da cadeia de suprimentos.
Sendo um software tão vital para os negócios, um ERP não pode ficar defasado. O mercado de software muda constantemente e inovar, até mesmo em um ERP, faz parte desse processo.
É por isso que a Speedlab tem o objetivo de fortalecer o ERP dos parceiros através de soluções que agregam valor. A redução de custos de desenvolvimento também é um dos focos do Speedlab.
* Foto de destaque: Da esquerda para a direita: Marcelo Braga, analista de negócios do SpeedLab, Rodrigo Palhano, fundador da Tecnospeed, Erike Almeida, fundador da Tecnospeed, Jonathan Santos, diretor de mercado da Tecnospeed, Felipe Ladislau, fundador da Assinadoc e Rafael Palhano gerente do SpeedLab.