Para impulsionar o ecossistema de inovação no mercado de franquias, a ABF — Associação Brasileira de Franchising firmou uma parceria com a ACATE — Associação Catarinense de Tecnologia, entidade com 35 anos, vencedora de dois prêmios Startup Awards e duas vezes entre as Top 5 melhores incubadoras do mundo pela UBI Global.
A primeira iniciativa conjunta é o LinkLab com foco exclusivo em franquias, a primeira do País. Uma pesquisa recente da ABF havia apontado que a maturidade digital do setor havia acelerado com a pandemia, mas desafios de pessoas, tecnologias e profundidade permanecem.
O objetivo da parceria é fazer o “match” entre redes de franquia com demandas de negócio e startups com soluções aplicáveis e inovadoras, gerando assim negócios e oportunidades para ambos os lados. Atualmente, a ABF dispõe de cerca de 1,3 mil redes de franquias associadas e a ACATE tem acesso a milhares de startups, tanto no ecossistema catarinense como de parceiros.
“A inovação já faz parte da agenda das franquias brasileiras, mas há muito campo a ser explorado. Com esta parceria com a ACATE, queremos acelerar e potencializar este processo. Já existem muitas startups com soluções inovadoras e até disruptivas no mercado, o que precisamos é colocar isso em prática no franchising de forma economicamente viável. Além disso, tenho certeza de que esse intercâmbio mais próximo irá gerar ainda mais ideias e oportunidades, abrindo assim um novo caminho para o desenvolvimento do setor”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.
O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, explica que o Linklab, programa criado há quatro anos, tem apresentado ótimos resultados. Desde 2017, a iniciativa registra uma taxa de sucesso de 53%. “Um dos grandes benefícios da inovação aberta é que ambas as partes são favorecidas: as grandes empresas avançam com uma maior agilidade e as startups têm a oportunidade de aprender e ampliar mercado. E acreditamos que essa parceria com a ABF irá representar um avanço importante para a inovação e desenvolvimento do segmento como um todo”.
O trabalho do LinkLab de Franquias tem cinco etapas principais. Primeiro, é realizado um mapeamento dos desafios e oportunidades com os envolvidos. “De antemão, identificamos que as principais demandas entre as franquias estão relacionadas à expansão do negócio, tanto em termos de vendas, como de unidades de franquia. Ganhos de eficiência e a digitalização de canais de venda também aparecem. São nessas áreas que vamos focar nossos esforços iniciais”, explica Carlos Zilli, diretor de estratégia digital da ABF.
A segunda é a divulgação dos desafios e oportunidades das redes, seguido da captação de startups aderentes ao desafio, etapas em que a ACATE tem bastante experiência. “Vemos que em muitos casos há uma dificuldade de comunicação entre esses dois elos. O LinkLab de Franquias irá acompanhar e prestar consultoria em todo o processo, o que facilita as tratativas e traz mais resultados”, ressalta Zilli.
Passa-se então a apresentação das soluções das startups e definição do escopo do projeto e conexão com a startup e desenvolvimento da solução. Para isso, o LinkLab dispõe de metodologia e ferramentas próprias, promove eventos de discussão e “matching” e disponibiliza o acesso a três coworkings para estimular uma maior convivência entre as partes.
“Com o LinkLab de franquias, ganha-se velocidade na solução de um problema. As startups têm mais rapidez para desenvolver uma prova de conceito, fazer o teste, realizar os ajustes necessários e colocar a solução para rodar dentro de uma visão de metodologia ágil. Fazer tudo isso sozinho é mais lento e dispendioso, sem contar o risco. A rede franquia ainda bebe da fonte da inovação e leva esse novo DNA para sua cultura”, ressalta o presidente da ABF.
O diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, Silvio Kotujansky, destaca que o programa de inovação aberta Linklab também representa uma ótima oportunidade de crescimento para as startups. “Participar dessa iniciativa é uma porta de entrada para as startups avançarem seus negócios, crescerem e criarem soluções tecnológicas que ajudam no desenvolvimento econômico e social, além de impulsionar o segmento no qual a corporate atua”, complementa.
Dentro da parceria, a ABF e ACATE planejam também a realização de eventos conjuntos, rodadas de negócio e a realização de missões nacionais e internacionais. Além disso, em 2021, a ABF criou uma categoria de associação na entidade voltada para startups, visando fomentar essa aproximação.
ABF e ACATE fazem “match” entre franquias e startups para impulsionar inovação no franchising
Startupi
Fundado em dezembro de 2008, o Startupi é o principal portal de conteúdo direcionado ao mercado de startups, inovação, investimentos e empreendedorismo no Brasil.