A Loft, startup que facilita a compra e a venda de apartamentos por meio de uma experiência digital e com preços e informações verificadas, acaba de concluir a aquisição da startup TrueHome, do México, que também atua na compra e venda de imóveis. Os valores que cercam a transação não foram divulgados.
Com a incorporação da proptech mexicana, a Loft passa a ser a plataforma de e-commerce de compra e venda de imóveis prontos com o maior faturamento em mercados emergentes fora da China e dá início à sua expansão internacional.
Fundada em 2017, a TrueHome é uma plataforma imobiliária digital – oferece serviços para compra, venda e financiamento de imóveis – e está presente nas cinco principais cidades do México: a capital Cidade do México, Puebla, Guadalajara, Querétaro e Monterrey.
Por meio de mais de 600 parcerias com corretores, imobiliárias e incorporadoras, a startup já realiza centenas de operações por mês. Antes da fusão com a Loft, a TrueHome captou aproximadamente US$ 10 milhões em duas rodadas de investimento, com participação da Mountain Nazca, Monashees, Class 5 Global e Carlos Ottati (fundador da Kavak), que passarão a ser acionistas da Loft.
Carlos Ottati permanecerá no conselho de administração da TrueHome. A Loft também havia participado dessas rodadas de investimento e desenvolveu um relacionamento próximo com os fundadores ao longo dos últimos anos.
“A visão da TrueHome tem total sinergia com a proposta da Loft, que é a de facilitar a transação imobiliária com tecnologia na base e atendimento humanizado na ponta. Assim como nós, eles focam na compra e venda de imóveis residenciais e na valorização dos serviços de corretores e imobiliárias”, afirma Mate Pencz, fundador e CEO da Loft. “Mapeamos isso como uma oportunidade de expandirmos nossas operações para o México por meio de um modelo de colaboração com um player local de destaque”, completa.
A startup mexicana também utiliza a tecnologia para trazer mais transparência e segurança às transações imobiliárias, tornando-as menos burocráticas. Em ambos os mercados, as empresas atuam para sanar dores comuns, como anúncios duplicados, anúncios falsos, falta de transparência e assimetria na precificação dos imóveis. Brasil e México não possuem uma base de dados pública com informações do preço de todas as transações imobiliárias, o que ocorre em outros países, como os EUA.
Para solucionar o problema, a Loft tem um diferencial de precificação, que é a única baseada não só em valores anunciados, mas também em valores transacionados. Abastecida por base de dados públicos, como informações tributárias e escriturárias. “Estamos conseguindo ajudar as pessoas a saberem de forma mais objetiva quanto vale o seu apartamento”, diz Pencz.
Os serviços oferecidos também são similares e incluem sessão de fotos profissionais gratuitas para anúncios, tour virtual 360° e assessoria em todas as etapas da transação. “Diferentemente de outros players do mercado, ambas também não abrem mão do trabalho especializado dos corretores e investem em parcerias estratégicas com imobiliárias”, completa Pencz.
Com o negócio, a TrueHome passará a ter acesso aos recursos tecnológicos e produtos da Loft. A startup mexicana seguirá sendo liderada por seus fundadores, Raul Villarreal e Alvaro Cepeda, que trazem a expertise e conhecimentos do mercado imobiliário local.
“A Loft estava interessada em expandir para o mercado mexicano e encontrou na TrueHome o parceiro ideal para alcançar esse objetivo. Somando o expertise da Loft com o nosso conhecimento do mercado local, plataforma digital, capilaridade e a maturidade que alcançamos nesses quatro anos, temos confiança de que fortaleceremos nossa posição de liderança no país”, afirma Raul Villarreal, fundador e CEO da TrueHome.
A expansão para o México marca a presença da Loft no segundo maior mercado mercado da América Latina aumentando em 75% o mercado endereçável por seus produtos imobiliários e financeiros.
Juntos, Brasil e México totalizam mais de 60% do PIB da América Latina e a Cidade do México é a maior região metropolitana da região com 22 milhões de habitantes. Apesar de semelhantes, os mercados têm diferenças relevantes, como o maior grau de informalidade. A presença de um time local ajudará Loft a operar na região e a trazer aprendizados que podem ser replicados no Brasil.
* Foto em destaque: Kristian Huber, fundador e VP de Negócios da Loft, Raul Villarreal, fundador da TrueHome e Mate Pencz, fundador e co-CEO da Loft
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.