O mercado do streaming está aquecido no Brasil, hoje o top três é composto por Netflix (com 31% do market share), Amazon Prime Video (com 24%) e Disney+ (com 12%), segundo levantamento do JustWatch de maio a junho de 2021. Além delas, ainda existem muitas outras plataformas de produção e consumo audiovisual que, sem dúvida, são fonte de inspiração de tendências para o público.

Tendências essas que são vistas não apenas nos sites de críticas, mas também no movimento das compras e pesquisas nos e-commerces. Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics – plataforma argentina de sales intelligence – elencou três produções que influenciaram hábitos e, por que não, revolucionaram as vendas online. Confira:
O Gambito da Rainha

Se tem uma série que reviveu a paixão pelo xadrez, essa foi O Gambito da Rainha. Segundo a Netflix, 62 milhões de assinantes começaram a assistir essa produção nas quatro primeiras semanas de sua estreia e desencadeou furor com a compra de tabuleiros de xadrez em muitos países da região.

No caso do Brasil, o boom de tabuleiros de xadrez vem crescendo e, em julho, atingiu o seu pico mais alto de demanda. A peça do jogo milenar liderou o ranking dos termos mais pesquisados nas plataformas.

“A mesma tendência se repete no México e na Argentina: a demanda por xadrez está em alta e o movimento registrado este ano superam as do período anterior”, explica Juliana.

O visual de Okupas

Okupas, uma produção argentina que foi ao ar nos anos 2000, chegou à Netflix causando forte impacto nos assinantes. Com o relançamento da série, além dos já fãs, muitos novos seguidores foram conquistados pelo programa de televisão. Este fenômeno não deixou de fora o comércio online, pelo contrário: uma peça de roupa ganhou destaque nos últimos meses, isso porque um dos protagonistas de Okupas – “El Pollo”, interpretado por Diego Alonso – utiliza o item em várias cenas.

Embora não seja exatamente da mesma cor que o ator usa – um verde intenso – o moletom Adidas alcançou a posição mais alta na Argentina, como a publicação com maior número de vendas no mês passado, dentro da categoria Roupa Esportiva.

Figurinhas e álbuns do Luccas Neto

Os irmãos Neto são sucesso no Brasil, e Luccas é o queridinho entre os pequenos com a série Luccas Toon, transmitida pelo YouTube. As figurinhas dessa produção digital estão entre as publicações com maior demanda no cenário infantil.

Por um lado, o interesse por pacotes de figurinhas nos últimos meses aumentou e, por outro lado, poucos vendedores oferecem este item nas plataformas online. O mesmo acontece com o produto complementar: os álbuns.

“É comum vermos esses movimentos de compras impulsionados por lançamentos no setor de entretenimento. Eles definem a agenda e intensificam as preferências dos internautas. Estar atento ao contexto, aos lançamentos de filmes e séries e analisar as informações é uma equação que, certamente, traz resultados positivos para o negócio”, finaliza a Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics.