Este ano o Startupi Innovation Tour – Comunidades, ganha força e escala nacional, como parte da estratégia de expansão com a criação dos Núcleos de Jornalismo Startupi, e do propósito em dar voz às comunidades inovadoras em todo País. A imersão pelos principais Polos de Inovação e Startups acontecerá em todos os estados do Brasil, mais interior de São Paulo, somando ao todo 30 edições ao longo do ano.

Tendo como Mantenedores as empresas Bossanova Investimentos, Distrito, FCJ Venture Builder, Omie e Oxiteno, o roadshow digital contará com mais de 150 palestrantes e casos de sucesso em todo Brasil. Os participantes vão interagir ao vivo com empreendedores e suas startups mais inovadoras, os Hubs e Fundos de Investimento e heads de inovação de grandes Empresas, que estão praticando inovação aberta em cada estado, tudo realizado em colaboração com mais de 150 parceiros estratégicos, para gerar conhecimento prático e trocas de experiência com quem está fazendo a diferença em todo País.

Dia 21 de setembro será dedicado ao interior do estado de São Paulo, que já possui em seu repertório cases variados e iniciativas voltadas ao empreendedorismo e inovação. Segundo Fernanda Santos, editora-chefe do STARTUPI, “o estado de São Paulo possui muitos Polos inovadores, e como não é possível mostrar tudo em um único evento, a ideia é destacar os principais movimentos em diversas regiões do estado, e dar continuidade a essa divulgação com equipe de redação dedicada ao interior”, conclui.

GARANTA SEU INGRESSO!

Confira abaixo os principais destaques do Innovation Tour – Interior de São Paulo

Sandwich Valley

A comunidade de inovação de Bauru, Sandwich Valley, carrega o nome em homenagem ao famoso lanche que leva o nome da cidade. Com o objetivo de fomentar e construir o ecossistema de startups e empreendedorismo da região, ela funciona como uma iniciativa sem fins lucrativos. Anderson Arcenio, ativo na comunidade e que trabalha com projetos digitais e startups há mais de 10 anos, vai contar detalhes do ecossistema local durante o evento. Anderson hoje é sócio de duas empresas, a Cocreare, que terceiriza squads multidisciplinares e experientes em tecnologia, e a Newtab Academy, uma empresa de formação e preparação para o mercado de trabalho na carreira de programação. Ambas atuantes nesse contexto que estamos vivendo de dificuldade de atrair e reter profissionais dessa área.

Anderson Arcenio – Sandwich Valley.

Cases de Startups 

Em São José dos Campos nasceu a Quero Educação, startup de marketing educacional que desenvolve soluções para instituições do ensino superior. Um dos seus principais produtos é o Quero Bolsa, marketplace que ajuda futuros alunos do Brasil inteiro a escolher o curso ideal, por um preço que podem pagar.

Por incrível que pareça, dar bolsas a alunos acaba sendo um negócio rentável para as faculdades, que têm, em média, 52% de suas cadeiras ociosas nos cursos. A evasão no ensino superior também é um problema grave e a Quero Educação percebeu que a chance de um aluno com bolsa largar seu curso é menor do que um aluno sem o desconto. No dia 21/09, Fabio Volpe, Head de Conteúdo da Quero Educação, vai contar detalhes sobre os bastidores da edtech.

Fabio Volpe – Quero Educação.

Focada na construção de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, a Stattus4, de Sorocaba, tem como finalidade mudar o mundo. Além da tecnologia que proporciona a inovação, a empresa utiliza meios que ajudam o meio ambiente para proporcionar um mundo melhor no futuro. Para comentar sobre as iniciativas do projeto a CEO da Stattus4, Marília Lara, também estará no Innovation Tour.

Marília Lara, CEO da Stattus4

Baita Aceleradora

Com sede em Campinas, mas com atuação nacional, destinada a criar um ecossistema de alto nível, com Aceleração e Investimentos, a Baita aceleradora já se mostrou ser um case de sucesso. Além de Startups premiadas, empreendedores de alto impacto, mentores experientes a Baita é responsável por acreditar em sonhos e torna-los cases de sucesso. Rosana Jamal será a representante oficial da Baita em nosso evento, ela será responsável por apresentar a evolução do ecossistema em que atua e os principais cases da Baita.

Rosana Jamal – Baita Aceleradora.

Pulse Hub (Raizen)

Com mais de 500 startups em sua base, o Pulse Hub elevou o nível de startups da região do Vale de Piracicaba. Além de apoio e mentorias, o hub prepara as startups para o mercado e proporciona investimentos para que as mesmas possam seguir seus caminhos por conta própria em seguida. O hub surgiu com a ideia da Raízen de financia empresas que ajudassem a solucionar problemas internos da mesma empresa. Pedro Noce será o representante do Pulse Hub no Innovation Tour do interior paulista.

Pedro Noce – Pulse Hub.

Criabiz Ventures

Com atuação nacional e com sede em Sorocaba, na intenção de aflorar nas pessoas a terem atitude empreendedora, com implementação de inovação tecnológica, a Criabiz Ventures acredita em ideias e pessoas tornando-as seguras de sua capacidade de criação, transformação e entrega de valor. Esta edição do Innovation Tour contará com a presença de Christian Pensa, Fundador e CEO da Criabiz Ventures.

Christian Pensa – Criabiz Ventures.

CampinasTech

Surgindo com a ideia de ser um programa abrangente, o CampinasTech proporciona formação e qualificação profissional de novos desenvolvedores nas principais linguagens de programação demandas pelo mercado, além da qualidade, o programa é distribuído gratuitamente e online. Ao final da formação, os selecionados podem ter a chance de ser contratados pelas empresas apoiadoras. E para falar mais sobre o projeto, Omar Branquinho será responsável por comandar a apresentação no Innovation Tour.

Omar Branquinho, do CampinasTech


GARANTA SEU INGRESSO!

Esse projeto faz parte da iniciativa do STARTUPI em dar voz a todas as Comunidades de Startups em todos os estados do Brasil e da criação dos Núcleos de Jornalismo Startupi. Para acompanhar todos os eventos e programas, assine nossa Newsletter e siga o Startupi nas redes sociais.