A SuperSim, fintech de empréstimos online focada nas classes C e D, concluiu a captação de um FIDC (Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios) no valor de R$ 136 milhões, que serão usados para financiar a carteira de crédito da empresa. A gestão dos recursos do FIDC será da Milênio Capital e a captação atraiu nomes de peso do mercado, como Itaú Asset, Verde Asset, Franklin Templeton e XP.
No ano passado, a SuperSim já havia levantado a quantia de R$ 30 milhões por meio de uma securitização capitaneada pela Navi, gestora de ações e fundos imobiliários, que permanece como uma das investidoras no novo Fundo. A empresa também contou, no início de sua operação em 2019, com aportes de equity do fundo Distrito Ventures e dos investidores Bruno Balduccini, advogado do escritório Pinheiro Neto, e Al Goldstein, criador de duas grandes fintechs de crédito nos EUA, a Enova e a Avant.
De acordo com o chairman da SuperSim, Daniel Shteyn, a nova captação valida a solidez do crescimento e subsidia as ambições para o crescimento no próximo ano. A previsão é de que, ao final de 2021, a fintech tenha um crescimento de 1200% em relação a 2020. “Hoje, recebemos centenas de milhares de solicitações de empréstimos por mês que se traduzem em milhares de empréstimos, cumprindo nosso propósito de inclusão financeira por meio do microcrédito”, diz.
Boa parte deste crescimento se deve aos empréstimos com garantia de celular, modalidade que permite ao cliente utilizar seu aparelho smartphone para garantir o empréstimo. A SuperSim também possui opções de crédito sem garantia, com valores que variam entre R$ 250 e R$ 2,5 mil. Recentemente, a fintech ampliou ainda mais sua operação com parcerias estratégicas com a AME Digital e tem diversos pilotos com outras empresas com escala nacional.
Segundo o CEO da SuperSim, Antonio Brito, o potencial de crescimento é ainda maior. “No Brasil, existem mais de 100 milhões de pessoas que são negligenciadas pelo sistema financeiro tradicional, sejam pelo histórico de crédito ou pela renda. Com tecnologia e dados conseguimos criar um produto e processo flexíveis para atender esse perfil de mais alto risco, identificando de modo mais fidedigno a real condição dessa pessoa de honrar seus compromissos”, afirma.