A Autoforce, martech com foco em desenvolvimento de tecnologias e soluções de marketing digital para o setor automotivo, acaba de receber um aporte de R$ 2,3 milhões dos grupos de investidores-anjo GV Angels e BR Angels. Criada em 2015 e com um portfólio de mais de 550 clientes, dentre concessionárias, revendas e montadoras, essa é a primeira vez que a startup participa de uma rodada de investimento. O objetivo da captação é acelerar o lançamento da plataforma Autocommerce, o primeiro e-commerce para venda de veículos 100% online do Brasil.
O Autocommerce permitirá a criação de uma loja virtual personalizada, focada na apresentação do produto e na experiência de compra do consumidor. Dessa forma, vai conectar vendedores com compradores de veículos, que poderão percorrer todo o processo de aquisição de forma on-line, desde a seleção de características do veículo, avaliação digital de usados, simulação de financiamento diretamente com bancos parceiros, pagamento e contrato digitais e até home delivery. A experiência de conhecimento do veículo será enriquecida por meio de fotos, vídeos, imagens em 360 graus e chamadas de vídeo com um vendedor especialista, caso o cliente deseje.
Outros benefícios práticos da plataforma para as empresas do setor automotivo serão integração do estoque, organização e gerenciamento dos pedidos de compra, listas de clientes e solicitações de financiamento. O vendedor ainda poderá contar com insights mercadológicos a partir da análise do perfil e comportamento do consumidor, além de relatórios personalizados para a operação de vendas on-line com base nos principais indicadores da loja virtual. Para promover essa transformação digital no mercado, a Autoforce receberá, como remuneração, uma comissão de 0,3% sob o veículo vendido.
“Apesar de ser multi bilionário, o mercado automotivo é pouco tecnológico e está precisando de grandes mudanças estruturais em seus modelos de negócios. Queremos tornar as vendas complexas em experiências incríveis, conectando compradores e vendedores de veículos por meio do comércio eletrônico. Isso não será uma tarefa fácil, mas estamos dispostos a fazer acontecer. Nos últimos cinco anos, ajudamos centenas de concessionárias, revendedores e montadoras, como a Stellantis e HPE, a tornarem-se mais ágeis e independentes, mas sempre sonhamos com o dia em que as pessoas pudessem fazer todo o processo de visitar as lojas de concessionárias e revendas de forma on-line”, declara um dos fundadores e CEO da Autoforce, Tiago Cavalcanti Fernandes.
Solução atrai investimentos
A decisão pelo coinvestimento das redes de investidores-anjo GV Angels, formada por ex-alunos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e BR Angels, formada por empreendedores e executivos C-Level de grandes corporações, foi pautada no potencial de impacto econômico e social enxergado na Autoforce.
Para Wlado Teixeira, Diretor Executivo do GVAngels, o ideal da equipe Autoforce em revolucionar o mercado automotivo foi crucial para a decisão de investir. “A Autoforce é referência no território nacional, a startup já possui alguns dos principais grupos de concessionárias como clientes e promete expandir a atuação com a proposta da plataforma Autocommerce. O time se mostrou dedicado e com propriedade no negócio, o que só reforçou a nossa decisão de investir”, explica.
Já segundo Orlando Cintra, fundador e CEO do BR Angels, a empresa, que já realizava um trabalho de destaque, promete acelerar ainda mais a inovação no setor com o lançamento do Autocommerce. “Com a solução digital para a compra e venda de automóveis, nós acreditamos que a empresa vai aquecer a economia e impactar os hábitos da sociedade. Por isso, a escolhemos para receber um investimento que vai muito além do financeiro e se caracteriza como smart money, pois também vamos somar com capital intelectual”, afirma.
De acordo com o CEO Tiago Cavalcanti Fernandes, a chegada dos grupos de investimento anjo GV Angels e BR Angels mostra que a Autoforce está no caminho certo. “A confiança de fundos importantes sinaliza que estamos fazendo um bom trabalho e marca uma nova fase para a nossa empresa. Não queremos apenas dinheiro, até porque chegamos até aqui sendo 100% bootstrap. Buscamos conhecimento, conexões e o caminho das pedras para desafios que já foram resolvidos por outros empreendedores e investidores que fazem parte das redes”, declara.
Foto de destaque: Sócios da Autoforce/ (Foto: Divulgação/Alberth Klinsmann)
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.