A Duda, plataforma de construção de sites, acaba de levantar R$ 250 milhões (US$ 50 milhões) em rodada Série D liderada pela empresa de investimentos israelense Claridge IL. O aporte é acompanhado pelos atuais investidores da scale-up, Susquehanna Growth Equity (SGE) e Vintage Investment Partners. A companhia americana, que desde 2019 tem escritório em Florianópolis (SC) para comandar operação na América Latina, já levantou, no total US$ 100 milhões em investimentos para financiar sua estratégia de crescimento global.
Os investimentos serão utilizados para acelerar ainda mais o crescimento, com o desenvolvimento de novos recursos da plataforma, e aplicados principalmente nas áreas de produto, desenvolvimento, vendas e marketing. Hoje são mais de 1 milhão de sites publicados pagantes construídos na plataforma Duda por mais de 17 mil clientes, na sua maioria agências de marketing digital, plataformas de software como serviço (SaaS) e grandes empresas de hosting, em formato white-label. Empresas como o Tripadvisor e o UOL, por exemplo, usam Duda para criação de sites para seus usuários PMEs.
No Brasil, a empresa mantém desde 2019 um escritório na capital de Santa Catarina, Florianópolis, de onde comanda toda a operação para a América Latina. Em 2020 os países latinos foram responsáveis por 12% da receita de novos clientes da companhia. Segundo a vice-presidente para América Latina da Duda, Alessandra Sadan, parte dos recursos desta rodada serão utilizados para expansão da atuação da empresa na região.
“A pandemia global fez acelerar o processo de transformação digital das organizações e os pequenos negócios, principalmente, precisaram se digitalizar. Construir de forma ágil, acessível e escalável sites de alta performance para PMEs passou a ser fundamental e a Duda, por meio do seu ecossistemas de agências e parceiros, cresceu de forma exponencial neste período”, destaca. Além de agências de marketing digital, a Duda ampliou a parceria com plataformas de software como serviço (SaaS), permitindo que seus clientes e usuários construam sites integrados aos seus próprios produtos e serviços. “Agências e plataformas SaaS entendem que seus clientes potenciais precisam de uma presença digital de alta performance para avançar na sua jornada digital e poder consumir seus produtos e serviços”, complementa Alessandra Sadan.
Aposta de investidores
A rodada é liderada pela Claridge IL, empresa de investimento israelense com forte atuação em negócios de tecnologia de alto crescimento, principalmente em Israel e América do Norte. A Duda tem em Israel o seu maior escritório, com 100 profissionais de produto e desenvolvimento, o restante dos 200 que possui em todo o mundo atuam nos escritórios comerciais de Palo Alto (Califórnia), Louisville (Colorado), Londres e Florianópolis. Rami Hadar, sócio-gerente da Claridge IL e experiente empresário de tecnologia, fará parte do Conselho de Administração da Duda.
“Este é um momento emocionante para a Duda. Vimos nosso crescimento acelerar significativamente e sentimos que, com esse financiamento adicional, podemos pisar no acelerador e crescer ainda mais rápido ”, disse Itai Sadan, cofundador e CEO da Duda. “A Claridge IL está muito alinhada com os planos de expansão e visão de futuro da Duda, e estamos altamente confiantes de que sua experiência, network e recursos contribuirão para nossa expansão global contínua e desenvolvimento de produtos.”
Oded Tal, sócio-gerente fundador da Claridge IL, complementa: “Estamos ansiosos para fazer uma parceria com a Duda e seus acionistas existentes para consolidar ainda mais a liderança da Duda em seu segmento, bem como cumprir sua visão de tornar o webdesign fácil e escalável para agências e empresas SaaS que atendem clientes PMEs em todos os segmentos de negócio. A empresa construiu um produto incrível que é altamente conceituado por profissionais web e opera em um mercado verdadeiramente massivo e de alto crescimento”, finaliza.
Tecnologia impacta em performance
A plataforma da Duda foi desenvolvida e se mantém atualizada com os principais recursos de tecnologia que permitem a construção de sites responsivos e de alta performance em escala, com foco no aumento de tráfego e vendas por meios digitais. Agências de marketing digital, plataformas SaaS e empresas de hosting usam a Duda para criar sites para seus clientes de forma rápida, escalável, integrada e de fácil atualização para seus clientes. As plataformas SaaS têm a opção de ampliar e personalizar a solução da Duda, por meio de um conjunto robusto de APIs, e criar milhares de sites automaticamente com o conteúdo de seus clientes. Outro diferencial da plataforma está na contínua atualização do seu código e ferramentas, respondendo rapidamente às mudanças nos algoritmos de classificação dos mecanismos de busca – incluindo a atualização mais recente do Core Web Vitals, do Google.
Foto de destaque: Alessandra Sadan vice-presidente para América Latina da Duda.
Quer acompanhar de perto todos os investimentos no ecossistema de startups? Siga as redes sociais Startupi e acesse nosso ranking de investimentos do mês.