* Por Raquel Luciano

Na última quarta-feira (2), o Startupi realizou mais um episódio da série Sales in Action!, criada com o objetivo de disseminar as Regras de Ouro que fazem a diferença na vida profissional de líderes e personalidades em vendas.  O Programa tem o apoio e patrocínio da CONTEXT – empresa global de inteligência de mercado, análise de negócios e análise de oportunidades para o segmento de TI e da SEMPRE IT – Consultoria especializada em Transformação Digital.

Contando a sua experiência de mais de 34 anos na área de tecnologia, o convidado desta vez foi Jorge Sukarie Neto, Sócio fundador da Brasoftware, que bateu um papo super encorajador com Dagoberto Hajjar, CEO Advance e Geraldo Santos, CEO Startupi.

Dagoberto Hajjar, Geraldo Santos e Jorge Sukarie, expert convidao.

Para começar, Dagoberto Hajjar lembrou que Jorge Sukarie é um dos maiores empreendedores do setor de TI no Brasil, onde em 1987 fundou a Brasoftware, que já chegou a marca de R$ 2 bilhões de faturamento e em 2020 teve um crescimento de 37% nos negócios.

E foi com essa experiência que Jorge pôde passar aos novos empreendedores quais as suas Regras de Ouro para aumentar as vendas das empresas.

Regra#01: Ética

Para Jorge Sukarie Neto, ética, respeito com colaboradores e fornecedores fazem toda a diferença no crescimento do negócio. Entretanto, o que ele considera mais importante nessa regra é que todos do time precisam ter essa visão.

Regra#02: Liderança

O líder tem que conseguir transmitir a cultura da companhia para o time. Isso porque, hoje a concorrência é grande e a dificuldade é contratar talentos, além de retê-los é enorme. Assim, quando todos estão empenhados em um único objetivo e entendem o papel da empresa no mercado, conseguem crescer juntos.

“A gente é vendedor todo dia, onde nas relações com as pessoas temos que nos vender, vender uma ideia, vender um ponto de vista etc., onde alguns são melhores e outros não. Quando olho para traz, jamais iria imaginar que a empresa chegaria nesse patamar”

Regra#03: Resiliência

O Sócio-fundador da Brasoftware lembra que percalços durante a jornada são enormes. Entretanto é preciso apreender com os erros.

“Todos passamos por problemas, mas não se pode abaixar a cabeça. É necessário ter o compromisso de conduzir uma companhia, olhando também para os colaboradores, um dia atrás do outro, pois cada dia é uma surpresa e o time tem que continuar trabalhando em parceria e união”, disse Jorge.

Regra#04: Conhecer bem o cliente

Essa Regra de Ouro do empreendedor é fundamental, porque quando você conhece o negócio do seu cliente, consegue oferecer o que é relevante e uma oferta de soluções.

Regra#05: Foco

Para fechar, Jorge Sukarie Neto cita que a última Regra de Ouro é o foco.

“Precisamos da integração das soluções e isso só acontece com foco. Todos que estão trabalhando no negócio precisam olhar para frente. Lembre-se que todo grande empreendedor é um grande vendedor e somente com foco isso dará certo”.

Ainda na conversa, Geraldo Santos, CEO do Startupi, lembrou que hoje é muito difícil manter um empreendimento aberto, mas que se todas as Regras de Ouro acima forem seguidas, ficará mais fácil de seguir em frente. “O importante é o empreendedor garantir um ambiente de negócio saudável e propicio para crescer”, destaca.

Confira abaixo o Episódio #04 na íntegra:

Ouça também o Podcast:


No próximo programa (16/junho), o bate-papo será com Cleber Morais, diretor-geral da AWS Brasil. Ele vai compartilhar algumas dicas de Negociação, Planejamento, Vendas, Gestão de Parceiros e de Relacionamento com o Cliente.

Clique aqui e garanta sua vaga!