A Quicko, startup brasileira de mobilidade, recebeu um aporte R$ 100 milhões em uma rodada Series B. O novo investimento foi aprovado pelo Grupo CCR e J2L Partners, que já haviam aportado R$ 37 milhões em 2018, na mesma proporção do anúncio atual, de 80% e 20%, respectivamente.
A Quicko é uma plataforma que usa tecnologia para oferecer às pessoas deslocamentos urbanos mais inteligentes. A plataforma funciona como um Marketplace de mobilidade e conveniência, oferecendo sugestões de rotas combinando os diversos modais públicos e privados disponíveis, como ônibus, metrô, trens, táxis, carros de aplicativo e bicicletas compartilhadas, além de serviços como aluguéis de guarda-chuva e baterias externas para a recarga de celulares e outros dispositivos.
“O Quicko App é a primeira e única plataforma brasileira de Mobility as a Service (MaaS), ou Mobilidade como Serviço. Nossa ideia é reunir tudo o que o cliente precisa para suas jornadas diárias, desde a sugestão de rotas de transporte até a compra de passagens, desbloqueio e uso dos serviços de mobilidade”, explica o CEO da Quicko, Pedro Somma. “Trata-se de colocar a mobilidade a serviço das pessoas, transformando os dados de todos os modais disponíveis em informações e ferramentas que facilitam e melhoram os trajetos urbanos”.
O Quicko App também permite a recarga de bilhete único e mostra a localização dos ônibus em tempo real, evitando que as pessoas precisem pegar filas ou fiquem expostas a riscos desnecessários de contaminação pelo coronavírus esperando nos pontos. Ele conta também com uma Central de Notificações, com notícias importantes sobre a operação do transporte público, enviando alertas para usuários em caso de problemas que afetem os deslocamentos.
A plataforma tem ainda uma ferramenta colaborativa para que os usuários compartilhem entre si informações sobre a lotação, atrasos ou má conservação dos ônibus, entre outras.
Lançado em novembro de 2019, em São Paulo, o Quicko App chegou no ano passado ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. No primeiro trimestre de 2021, o aplicativo também começou a operar em mais quatro cidades: Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Campinas. Com o novo investimento, será possível acelerar a expansão para todas as principais regiões metropolitanas do Brasil até o fim do ano, além de desenvolver novas ferramentas para facilitar ainda mais os deslocamentos urbanos.
Mesmo em um cenário desafiador de redução dos deslocamentos provocada pela pandemia, o aplicativo vem apresentando crescimento expressivo. Enquanto o número de usuários do transporte público chegou a cair para 20% do registrado na pré-pandemia, o Quicko App teve mais de 3,2 milhões de downloads e cresceu mais de 11 vezes em número de usuários em 2020. Isso se deve ao fato de que muita gente ainda precisa se deslocar para atividades consideradas essenciais e não tem como adotar o trabalho remoto. Para essas pessoas, o aplicativo é uma ferramenta fundamental para trajetos mais seguros.
Pensando em como apoiar o combate ao coronavírus, o Quicko App recentemente lançou uma nova ferramenta para auxiliar as pessoas no processo de vacinação contra a covid-19. O Mapa de Vacinação mostra a unidade de vacinação mais próxima, com a indicação dos melhores trajetos para chegar lá. A plataforma reúne ainda informações sobre pré-cadastro, endereços e horários dos postos de vacinação e o calendário por faixa etária, ajudando o usuário a chegar no local de forma mais rápida e segura, usando transporte público, bicicletas, a pé ou por carros de aplicativo.
Para Somma, este segundo aporte recebido demonstra a satisfação dos investidores com os resultados e a confiança no potencial de expansão para os próximos anos. “Ter esse reconhecimento e esse voto de confiança da J2L e da CCR nos coloca em posição de brigar com as plataformas estrangeiras. Nenhuma delas tem o conhecimento da realidade brasileira e a agilidade que nós temos para desenvolver soluções relevantes para os clientes, os operadores e o poder público locais”.
“A CCR é uma empresa que busca oferecer soluções de infraestrutura em mobilidade humana, de forma conectada com os preceitos ESG”, diz o CEO do Grupo CCR, Marco Cauduro. “Além de concessões nos modais rodoviários e de aeroportos, o Grupo conta com uma Unidade de Negócios de Mobilidade, que já atua no Metrô de São Paulo, por meio das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, responsáveis pelas Linhas 4, 5 e 17 do Metrô de SP; no metrô de Salvador/BA, no VLT Carioca e em Barcas/RJ. Recentemente, o Grupo venceu o leilão das Linhas 8 e 9 da CPTM e passará a transportar mais de 3 milhões de passageiros, diariamente. Por isso, o crescimento da Quicko é importante para a CCR: ela nos permite conhecer melhor e estar mais próximos de nossos clientes, aplicando os conceitos de Mobility as a Service que se conectam com o nosso propósito ‘Viva Seu Caminho’. Assim as pessoas podem apreciar a jornada com segurança, além de conquistar mais qualidade de vida, pela economia de tempo e de recursos”, completou Cauduro.
“A oportunidade de participar do mercado digital é ir além de simplesmente digitalizar um core business. Neste sentido, entendemos que a Quicko é um negócio inovador com um conceito disruptivo na relação com o usuário de transporte público no Brasil”, diz Lúcio Otávio, sócio da J2L Partners. “Construindo realmente a primeira plataforma de MaaS brasileira, a Quicko leva conveniência, informação e comodidade ao usuário de transporte público, estabelecendo uma relação diária e de confiança. Com tudo isso temos a convicção de que cresceremos de forma acelerada, tanto geograficamente quanto no número de usuários, pois estamos preenchendo a lacuna existente hoje no mercado de mobilidade brasileiro”.
* Foto de destaque: Pedro Somma, CEO da Quicko.
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