A Membran-i, startup de tecnologia em e-procurement que simplifica os processos de Supply Chain, captou R$ 4 milhões em rodadas de investimento para expansão da solução e inovação tecnológica em Inteligência Artificial, com participação da SMU Investimentos, além de investidores-anjo. A empresa também realizou captações através de rodadas anteriores de FFF (ideação da solução) e pré-Seed.
Em dois anos de operação, a Membran-i desenvolveu a Plataforma MAI de negociação B2B, que estrutura demandas e ofertas de mercado proporcionando negociações anônimas em tempo real. “A complexidade do processo comercial necessitava de uma solução mais prática e assertiva para estruturar as demandas e ofertas. Capaz de ganhar escala e produtividade nas negociações, nossa solução já foi validada por grandes empresas de diversos setores, e aponta a redução de até 75% no tempo gasto com processos de compra e 59% em economia”, destaca Florent Desidério, fundador e CEO da Membran-i.
Operando no modelo SaaS, a Plataforma MAI simplifica metodologias de compras, como Market Place, SRM, BPO Compras, Leilão Reverso e Grupo de Compras, por meio de negociação em rede e suportada pela tecnologia proprietária de Inteligência Artificial AIN² (“Artificial Intelligence Network Negotiation” – desenvolvida pela Membran-i para analisar vários requisitos durante a negociação: Quantidade, Logística, Preço, Condição de Pagamento e Qualidade), em busca do melhor match entre os compradores e fornecedores.
“Nossa Inteligência Artificial otimiza todos os custos, levando em conta diversos fatores logísticos, fiscais e tributários. A previsão para este ano é embarcar mais 200 empresas na solução, transacionando mais de R$240 milhões entre produtos e serviços. Se atingirmos nossas expectativas, devemos abrir mais uma rodada de investimento (série A), no final deste ano”, acrescenta Florent.
A Membran-i possui atuação multisetorial, mas irá focar sua estratégia junto às empresas dos setores de energia elétrica, agronegócio, construção civil, automotivo e desenvolvimento de integradores tecnológicos que ajudarão a massificar o uso da plataforma. A hiper automação no processo B2B com uso de IA para decisão inteligente, e alta escalabilidade digital, é uma realidade para um futuro próximo (2025), como mostra a pesquisa da Gartner de 2020.
Segundo Florent, “ainda é comum as empresas realizarem entre três e quatro cotações durante os processos de compras e utilizarem vários canais de comunicação, como reuniões presenciais, televendas, e-commerce ou pesquisa em catálogos. Tais procedimentos causam morosidade para o processo de compras, com dispersão e perda analítica de dados. Em média, gasta-se 7 horas por negociação a um custo de R$400. Com a plataforma, a economia obtida nas negociações realizadas foi de 13% em média, chegando a atingir 59% em alguns casos”, diz.
A falta de acesso fácil às informações dificulta as negociações e cerca de 40% das compras realizadas são emergenciais, sem planejamento prévio, gerando ágio e custos maiores na hora da compra. O grau de digitalização dos processos de procurement permanece ainda abaixo dos 25%.
Visão do fundador e início da Startup
Após desenvolver um portal B2B de cotações para uma cooperativa de construção civil em que trabalhava, Florent Desidério, foi estudar o mercado de Supply Chain e percebeu as dores e oportunidades, encontrando falta de processos eficientes e de utilização inteligente de dados. Foi então que o executivo, formado em Engenharia Multidisciplinar pela École Centrale de Lyon (França) e com especialização em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, fundou a Membran-i no fim de 2018.
“Proporcionamos uma grande quebra de paradigma para as empresas clientes que realizam suas negociações por meio da nossa plataforma. Por trabalhar em rede, a condição de um para um, passa a ser de muitos para muitos. As negociações, antes abertas e passíveis de julgamento e parcialidade tornam-se anônimas. Com isso, além da otimização de tempo, é possível aumentar as chances de encontrar a melhor opção de compra, conhecer novos fornecedores, economizar, por meio do alto volume negociado em rede, e fechar a compra com segurança, respeitando sua zona de conforto estabelecida”, finaliza Desidério.
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