BRANDED CONTENT

Este ano o Startupi Innovation Tour – Comunidades, ganha força e escala nacional, como parte da estratégia de expansão com a criação dos Núcleos de Jornalismo Startupi, e do propósito em dar voz às comunidades inovadoras. A imersão pelos principais Polos de Inovação e Startups acontecerá em todos os estados do Brasil, mais interior de São Paulo, somando ao todo 30 edições digitais ou híbridas ao longo do ano.

Tendo como Mantenedores as empresas Bossanova Investimentos e Oxiteno (grupo Ultra), o roadshow digital contará com mais 150 palestrantes e casos de sucesso em todo Brasil. Os participantes vão interagir ao vivo com empreendedores e suas startups mais inovadoras, os Hubs e Fundos de Investimento e heads de inovação de grandes Empresas, que estão praticando inovação aberta em cada estado, tudo realizado em colaboração com mais de 150 parceiros estratégicos, para gerar conhecimento prático e trocas de experiência com quem está fazendo a diferença em todo País.

Dia 26 de maio será dedicado a Minas Gerais, estado conhecido pelo pão de queijo, cachaça e San Pedro Valley, nome da comunidade de startups e inovação de Belo Horizonte. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, existem 1212 startups ativas no estado.

Confira abaixo o que você vai encontrar participando do Innovation Tour – Minas Gerais. 

Você já ouviu falar de Araguari? O município brasileiro do estado de Minas Gerais fica localizado no norte do Triângulo Mineiro e é a cidade natal de Manoel Lemos, Gustavo Caetano, Tulio Kehdi, e Gustavo Debs.

Manoel Lemos é sócio-diretor da Redpoint eventures, o primeiro fundo de Venture Capital do Brasil criado em sociedade com firmas do Vale do Silício, que hoje possui em seu portfólio nomes como Creditas, Resultados Digitais, Olist e Pipefy. O fundo também foi responsável pela criação do Cubo, maior hub de empreendedorismo da América Latina, em parceria com o Itaú Unibanco.

Antes de entrar para a Redpoint eventures, em 2014, Manoel foi o fundador da Fazedores.com, o primeiro portal dedicado à comunidade brasileira do Movimento dos Fazedores, cofundador da WebCo, a primeira empresa brasileira focada no desenvolvimento de produtos Web 2.0. e diretor de Mídia Digitais da Abril Media, o segundo maior conglomerado de mídia do Brasil.

No início de sua carreira, Manoel também trabalhou como engenheiro de software, arquiteto de soluções e especialista em Internet para empresas locais, do Governo Brasileiro e da Comunidade Europeia. No dia 26 de maio vamos conhecer os bastidores da trajetória de Manoel desde os tempos de Araguari até  hoje.

Manoel Lemos da Redpoint eventures

Em 2004, anos antes do primeiro iPhone vir ao mundo, uma das startups mais promissoras do País tomava corpo: a Sambatech, fundada por Gustavo Caetano. Tudo começou quando ele estudava Marketing no Rio de Janeiro, onde aprendeu que quando se há a necessidade de algo que ainda não existe, é porque aí está a demanda de mercado.

Hoje a Sambatech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos on-line. Ela garante toda infraestrutura de alta qualidade para venda, distribuição, gerenciamento e armazenamento de vídeos e ajuda pessoas e empresas a terem mais sucesso, independentemente do seu objetivo.

Desta longa história de desafios e sucessos, a empresa tem muitas lições para ensinar e Gustavo irá compartilhar algumas delas durante o Innovation Tour Comunidades.

Gustavo Caetano da Sambatech.

Tulio Kehdi, fundador da Raccoon, também é de Araguari. Ele é formado em Administração pela FEA-RP/USP e trabalhou como Account Strategist e Analytical Lead para o Google Brasil sendo responsável pelo suporte na criação de estratégias de performance. Hoje é um dos fundadores do Grupo Raccoon, e Chief of Staff da Raccoon Marketing Digital, agência do grupo que conta com mais de 600 colaboradores atendendo empresas como Natura, Estácio, Nubank, Leroy Merlin e Fast Shop.

Recentemente a empresa foi adquirida pela S4 Capital, de Martin Sorrell, um dos fundadores do WPP Group, maior agência de publicidade do mundo. Vamos conhecer os bastidores das negociações no próximo dia 26 de maio.

Tulio Kehdi da Raccoon.

Outro case de Araguari é Gustavo Debs, Fundador e COO da Zup, startup criada em 2011, que é referência em transformação digital e desenvolve produtos open source com a proposta de facilitar a integração de sistemas corporativos. Em 2019 a empresa foi adquirida pelo Itaú Unibanco por R$ 575 milhões. Durante o evento, Gustavo vai contar detalhes sobre o crescimento da startup e ainda compartilhar dicas com o público.

Gustavo Debs da Zup.

Outra região que se destaca em Minas Gerais é Itajubá, que possui diversas iniciativas de inovação. Uma delas é o INCIT – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá, que funciona como uma estrutura de apoio à geração e consolidação de startups e tem como objetivo promover e fomentar as atividades de empreendedorismo no município e região.

A iniciativa oferece suporte técnico, operacional e administrativo para as startups que garantem através do INCIT, um ambiente estimulante para que os produtos e processos emergentes da pesquisa tecnológica possam alcançar o mercado de forma inovadora e sustentável.

GARANTA SEU INGRESSO!

Mauricio de Pinho Bitencourt, diretor-geral do INCIT, estará no Innovation Tour – Minas Gerais e irá contar detalhes da iniciativa, mostrar cases reais e os resultados que o programa gera para a região.

Mauricio Bitencourt do INCIT.

A ArcelorMittal, Siderúrgica produtora de aço, aços longos e aços planos, bobinas, laminados com distribuição em todo o País também é um case de Minas Gerais. A empresa possui uma série de iniciativas de inovação e recentemente lançou um fundo para investir em startups.

O Smart Ventures, destinará mais de R100 milhões na aceleração de startups e pequenas empresas inovadoras, e é o pioneiro da empresa no Brasil e inaugura uma série de iniciativas voltadas para os próximos anos, que incluem ainda a criação da Diretoria de EstratégiaInovação e Transformação do Negócio, considerada internamente uma “Diretoria do Futuro”, por reunir numa mesma equipe, a missão de potencializar a estratégia do negócio conectando a performance de hoje com os desafios do amanhã.

No dia 26 de maio vamos conhecer mais detalhes com Rodrigo Carazolli – Gerente Geral de Inovação, Novos Negócios e Açolab da ArcelorMittal Aços Longos LATAM.

Rodrigo Carazolli da ArcelorMittal.

Outro grande case de Minas Gerais que não poderia ficar de fora do Innovation Tour é o Brain, Centro de Inovação e Negócios Digitais do Grupo Algar, com sede em Uberlândia. O objetivo do hub é que grandes empresas, startups, instituições de fomento e universidades trabalhem em colaboração para gerar novos negócios e soluções. Zaima Milazzo, Presidente do Brain, vai contar detalhes da iniciativa e ainda levar os participantes para um tour virtual pelo espaço.

Zaima Milazzo, Presidente do Brain.

Quem também atua muito forte na região é o Sebrae MG, que abrange os 853 municípios mineiros com atendimento em nove sedes regionais. Ele oferece orientação a quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento, além de desenvolver projetos e articular para a disseminação e criação de políticas públicas que favorecem o crescimento dos pequenos negócios.

No dia 26 de maio, Daniele Bastos, Gestora estadual da temática de Startups do Sebrae MG, vai nos apresentar as iniciativas e contar detalhes do programa Fator S, que tem como propósito apoiar potenciais empreendedores na sua jornada empreendedora com ferramentas de suporte e conexão à rede de mentores e especialistas, com o intuito de acelerar ideias, tirá-las do papel e transformá-las em negócios repetíveis, escaláveis e sustentáveis.

Daniele Bastos do Sebrae MG.

INSCREVA-SE AQUI, É DIGITAL E GRATUITO!


Esse projeto faz parte da iniciativa do STARTUPI em dar voz a todas as Comunidades de Startups em todos os estados do Brasil e da criação dos Núcleos de Jornalismo Startupi, anunciados aquiPara acompanhar todos os eventos e programas, assine nossa Newsletter e siga o Startupi nas redes sociais.