O TradersClub (TC), plataforma de inteligência do mercado financeiro que possui a maior comunidade de investidores da América Latina, adquiriu a empresa Sencon, especializada na apuração de resultados em renda variável. Há mais de dez anos no mercado e com mais de 135 mil clientes em todo o País, a companhia adquirida já calculou mais de R$ 500 milhões em impostos e emitiu 236 mil DARFs. O valor da transação não foi revelado.

Com a aquisição, o TC passa a ter controle da Sencon, que vem incorporar ao portfólio da fintech mais uma ferramenta essencial para a simplificação da vida do investidor, complementando seu ecossistema compreensivo. O negócio também engrandece a operação do TC, que vem apresentando uma evolução exponencial, tendo aumentado sua receita em sete vezes no ano passado. Os cerca de 30 colaboradores da Sencon, alocados em Passo Fundo (RS), trabalharão em parceria com os mais de 300 profissionais do TC, em São Paulo.

Assinantes do TC terão à disposição a prática calculadora de imposto de renda criada pela Sencon, que descomplica e desburocratiza todos os cálculos das operações em Bolsa de Valores (B3) para o IR. A facilidade do acesso aos cálculos de prazos, alíquotas e condições de pagamentos – que aos poucos estarão reunidos dentro da plataforma TC – garante que a prestação de contas ao Leão seja muito mais fácil e confiável. Mesmo sem qualquer conhecimento técnico, é possível ter as declarações dentro dos parâmetros exigidos e prontas para serem enviadas ao contador ou copiadas direto no programa da Receita Federal.

“A Sencon, maior empresa especializada em imposto de renda para investidores, chega para agregar um serviço essencial de controle de IR nas mais diversas operações disponíveis, o qual promoverá uma melhor experiência aos usuários da nossa plataforma”, comenta Pedro Albuquerque, CEO do TC, companhia que passa a ter mais de 400 mil usuários.

“Nossa empresa cresceu muito porque o mercado também tem crescido e se profissionalizado, com cada vez mais pessoas percebendo a importância de investir. Nos beneficiamos desse cenário por prestar um bom serviço há muitos anos”, diz William Strapazzon, CEO da Sencon. Sobre a aquisição, o executivo enxerga o negócio como um ganha-ganha: “Nosso trabalho é extremamente complementar. Vamos gerar ainda mais valor para o TC, agregando ao portfólio da plataforma que é líder de mercado, enquanto teremos mais visibilidade para a Sencon e daremos um impulso em seu crescimento. Nossos clientes também têm muito a ganhar, porque o TC oferece um rol completo de recursos, incluindo todo o lado de educação financeira”.

Com uma série de lançamentos realizados desde 2020, o TC segue com o objetivo de se consolidar como uma das fintechs protagonistas no mercado financeiro brasileiro, ocupando o espaço de ser um terminal único (“one-stop-shop”) do investidor pessoa física.

“A aquisição da Sencon é mais um passo do TC para ser a mais completa e fundamental plataforma do mercado de capitais, oferecendo educação financeira e uma série de funcionalidades e conteúdos em torno de um objetivo comum: ajudar o investidor PF a tomar sempre melhores decisões nos seus investimentos. É com alegria que damos as boas-vindas ao time da Sencon, que compartilha da mesma vibração e dos mesmos valores do TC, e agradecemos a confiança nessa união”, completa Albuquerque.