* Por Carlos André Cavalcanti

Inovação, segundo o dicionário Michaelis, significa “ato ou efeito de inovar”, ou seja, “produzir ou tornar algo novo”. Pensar em inovação, no contexto de uma empresa, implica pensar estratégias para oferecer algo novo ao cliente.

É comum ver empresas com potencial de crescimento e sucesso estacionarem quando o propósito de inovação não é atingido. Podemos observar alguns exemplos na primeira década dos anos 2000, quando corporações de telefonia móvel consolidadas no mercado começaram a falir, cedendo lugar às novas empresas de tecnologias que surgiam e/ou ganhavam destaque por apostar em inovação. Contudo, muitas vezes a dificuldade inicial não está apenas em produzir algo novo, mas também em pensar sozinho formas de inovar, em meio às tantas demandas do ambiente empresarial.

Por isso, ter uma equipe trabalhando na criação e implementação de novas ideias permitem ampliar possibilidades de sucesso.

O sucesso de sua empresa não precisa ser alcançado de maneira solitária. Investir em uma equipe bem preparada facilita essa jornada, abrindo portas e garantindo acessos que podem trazer valor para o seu negócio. Buscar por profissionais qualificados em Propriedade Intelectual, por exemplo, minimizando os riscos de segurança de ideias de sua empresa, é um grande avanço para as empresas que desejam crescer e se manter no mercado.

Sentir-se travado na gestão de um negócio promissor, em que tantas demandas parecem depender exclusivamente de você, é uma situação relatada com frequência no meio empresarial. Mas, a verdade é que nem todas as atividades precisam ser realizadas por você. Procurar parceiros qualificados que colaborarem com o desenvolvimento de sua empresa é, portanto, um exercício que vai trazer maior flexibilidade às suas ações e, não importante, ganho de tempo.

Mas e quando a insegurança se faz presente, o que fazer para formar uma equipe fiel?

Um facilitador nesse momento é construir um bom networking. Relações sólidas, que acrescentem valor ao seu negócio, podem ser a chave para encontrar parcerias que influenciem positivamente os resultados de sua empresa.

Uma maneira de fidelizar parceiros é pesquisar sobre as especializações dos profissionais com quem se pretende trabalhar. Conheça os ideais e os objetivos profissionais deles; isso é essencial para saber em quem você vai depositar a sua confiança.

Além disso, apresente os objetivos do seu negócio a potenciais parceiros a fim de identificar interesses comuns, ajustar expectativas e visualizar perspectivas de crescimento juntos. Desse modo, ao contrário de fazer um plantio sozinho – e correr riscos que poderiam ser evitados – invista em parcerias que garantam, de forma rápida, frutífera e consolidada, a colheita de inovações de sucesso. 


Carlos André Cavalcanti é advogado especializado em marcas e patentes com mais de 20 anos de experiência na área de Propriedade Intelectual, sócio de Cavalcanti e Cavalcanti Advogados e sócio-gerente da Moeller IP Brazil, subsidiária da Moeller IP Advisors, escritório de advocacia com mais de 90 anos de experiência especializado em uma gama completa de Serviços de Propriedade e Assuntos Regulatórios em toda a América Latina. É parceiro no gerenciamento de bens de Propriedade Intelectual, para que seus clientes foquem na inovação, garantindo processos seguros.