Ir para o conteudo

Suas inovações e marcas podem estar bem protegidas, sem que isso tire o seu foco do futuro

* Por Carlos Cavalcanti

Você já parou pra pensar em quanto custa a sua tranquilidade? Poder criar, ter ideias que coloquem uma empresa em um patamar sonhado e conciliar isso com um dia a dia sem preocupações está longe da realidade de muitas pessoas que empreendem, e justamente esse pode ser o seu maior diferencial.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que menos de 80% das empresas abertas no Brasil se mantém no mercado após dois anos de atividade. Segundo o IBGE, em 2015, das que sobrevivem a esse período de dois anos, 60% fecharam após cinco anos de funcionamento. Ou seja, não é raridade. Esse parece um cenário frequente, não é?! A boa notícia é que sua empresa não precisa entrar para as estatísticas das que fecham as portas.

Mas o que leva uma empresa a encerrar as atividades?

Um dos motivos do encerramento das atividades das empresas que conseguem se manter por um curto período no mercado é o baixo índice de inovação. É fundamental que para um negócio permanecer ativo ele inove constantemente. Atrelado a isso, a proteção da inovação e das marcas é fundamental, uma vez que uma inovação de sucesso depende também de segurança.

Mas, como realizar esse feito sem que seu foco se perca? Para dar esse passo e, consequentemente, avançar no caminho de uma empresa duradoura no mercado, você pode procurar equipes especializadas para cuidar da segurança da sua marca, por exemplo. Nesse momento, é muito importante também delegar tarefas.

É comum o equívoco de querer pegar para si todas as demandas de um negócio e tentar equilibrar sozinho, com a ilusão de que as coisas permaneçam em ordem, sem cair. Porém, o risco que se corre é significativo e você não precisa ser o responsável por todas as tarefas desde a criação de uma ideia até a implementação de novas estratégias que mantenham o empreendimento com bons resultados.

Mas, é possível manter o foco no futuro sem deixar de lado a proteção da empresa?

Delegar tarefas e construir boas parcerias, portanto, é essencial e pode custar o preço da sua tranquilidade e de seu sucesso, juntos. Nesse sentido, suas ideias e suas marcas podem estar bem protegidas, sem que isso tire o seu foco do futuro. É possível, sim, que você se mantenha focado em estratégias, em ideias e na sua marca para que isso resulte na manutenção do seu negócio por muitos anos no mercado e alcance a inovação necessária para permanecer ativo.

Para isso, contar com uma equipe que cuide da Propriedade Intelectual da sua empresa, com parceiros em que você pode depositar confiança, é o caminho mais garantido para te levar longe inovando sem distrações, sem que o prestígio da sua empresa perca a qualidade e esmoreça.


Carlos André Cavalcanti é advogado especializado em marcas e patentes com mais de 20 anos de experiência na área de Propriedade Intelectual, sócio de Cavalcanti e Cavalcanti Advogados e sócio-gerente da Moeller IP Brazil, subsidiária da Moeller IP Advisors, escritório de advocacia com mais de 90 anos de experiência especializado em uma gama completa de Serviços de Propriedade e Assuntos Regulatórios em toda a América Latina. É parceiro no gerenciamento de bens de Propriedade Intelectual, para que seus clientes foquem na inovação, garantindo processos seguros.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.