A Loft, startup que facilita a compra de apartamentos através de uma experiência digital e com preços e informações verificados, anunciou a captação de US$ 425 milhões na sua quarta série de arrecadação de investimentos, a Série D.
O fundo D1 lidera a rodada, que conta também com a participação dos investidores globais Advent International, Altimeter Capital, CPPIB, DST Global, Emerging Variant/Soros, GIC, Silver Lake, Tarsadia Capital e Tiger Global. Também participaram da rodada investidores existentes, incluindo Andreessen Horowitz, Caffeinated Capital, Fifth Wall Ventures, Monashees, QED Investors, Vulcan Capital e Zigg Capital.
Com essa rodada, a empresa se torna a plataforma de compra e venda de apartamentos residenciais de maior tamanho e que mais cresce no mundo, fora dos Estados Unidos e da China.
A Loft oferece uma experiência diferenciada para quem quer comprar e vender imóveis, a partir de um processo totalmente digital. O cliente pode fazer a visita virtual com visão 360º dos apartamentos desejados, assinar documentos, o contrato (CCV) e até mesmo a escritura de forma virtual. Atualmente, 97% dos contratos assinados na plataforma já são feitos por meio digital.
Este processo de digitalização é usado diretamente pelos clientes que acessam o site e por mais de 30 mil corretores parceiros em São Paulo e Rio de Janeiro. A plataforma é integrada com a solução de financiamento imobiliário da Loft, lançada pela empresa em janeiro do ano passado e que apoia clientes na obtenção da melhor solução de financiamento para a compra de imóveis, atualmente originando aproximadamente R$ 2 bilhões por ano em crédito imobiliário.
Densidade
Além do processo digital, a série D vai permitir que a Loft intensifique outro movimento importante: o aumento da densidade da oferta de apartamentos em cada bairro onde opera. “Quem procura um apartamento num determinado bairro de uma cidade, geralmente considera cerca de 20 imóveis com as mesmas características dentro da mesma área onde pretende morar”, afirma Mate Pencz, fundador e co-CEO da Loft.
“Por isso, nossa expansão seguirá focada no aumento da oferta de apartamentos por bairro, para entregar o que o cliente precisa”, prossegue Pencz. “Ter mais imóveis por bairro no portfólio é mais importante para o consumidor do que ofertas de poucos imóveis em muitas cidades”, diz Florian Hagenbuch, também fundador e co-CEO da Loft. “Diferente de outros business, em que a territorialidade é o mais importante, o nome do atual jogo imobiliário é densidade”, completa.
Hagenbuch explica que, além do adensamento da oferta de apartamentos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde a empresa já está presente, é possível que a Loft abra operações em mais capitais brasileiras ainda este ano. “Nosso foco principal é quintuplicar o portfólio de apartamentos em São Paulo e Rio, assim como o número de clientes, que hoje gira em 6 mil em dados anualizados de fevereiro de 2021, considerando todos os produtos imobiliários”, diz.
“Paralelamente, vamos considerar abrir novas cidades, com o mesmo objetivo de oferecer aos consumidores uma boa quantidade de opções de bons apartamentos por bairro e a melhor experiência do mercado em compra e venda de imóveis”, complementa.
Precificação
A Loft cresce facilitando a venda de apartamentos online com segurança, informações verificadas e sem surpresas. O site da empresa é o único que oferece precificação baseada em transações reais. O preço dos imóveis é calculado a partir de um algoritmo que se baseia nos valores de compra e venda dos apartamentos registrados em documentos públicos, como as escrituras registradas em cartório, informações tributárias, e centenas de outros parâmetros captados pela Loft, por meio do seu próprio site e outras fontes de mercado.
O método contrasta com outros índices apresentados no mercado, baseados apenas no valor de pedida do vendedor, que, em média, segundo pesquisa da Loft, superestima os valores em até 20%. “Como também somos compradores, oferecemos de forma gratuita a todos a solução de precificação de apartamentos que usamos todos os dias, para fazer negócios nas duas pontas”, afirma Mate Pencz. “Tornar os preços dos imóveis mais transparentes no Brasil e permitir que, com isso, mais pessoas encontrem seu lar ideal é uma das principais missões da Loft. Estamos usando dados e tecnologia para gerar um valor concreto e único para os nossos clientes”, afirma.
Sem burocracia e com tecnologia
Inteligência para adensar o portfólio de apartamentos, precificação e redução do número de etapas na jornada de compra – hoje boa parte das transações imobiliárias na Loft já são feitas totalmente online, inclusive a escritura – são três dos diferenciais da empresa que vêm puxando o crescimento das suas operações. Todo o agendamento de visitas também pode ser feito digitalmente, e a Loft conecta compradores com os melhores corretores do mercado para apoiar a transação. Em 2020, ano da pandemia, e da aceleração dos hábitos de consumo on-line, o portfólio de apartamentos da Loft superou 13 mil unidades.
Um quarto diferencial é o bloqueio de apartamentos duplicados na plataforma, uma grande dor de cabeça de quem procura imóveis no Brasil. Este recurso foi desenvolvido pelo próprio time de desenvolvedores da Loft. Todas estas soluções são fruto de forte investimento na formação de um time de excelência de engenharia e dados, composto por mais de 250 profissionais. Eles trabalharam mais de 800 mil horas-pessoas para desenvolver estas inovações.
“Vamos atrair mais dos melhores talentos em tecnologia para oferecer aos nossos clientes a primeira plataforma de e-commerce imobiliário da nova geração, na América Latina”, concluiu Hagenbuch.
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