Ir para o conteudo

3 motivos para você terceirizar seu processo de PI

* Por Carlos Cavalcanti

A terceirização é o processo de transferência de serviços a outras empresas provedoras. Recentemente, os serviços de terceirização estavam limitados a grandes corporações multinacionais. Atualmente, porém, empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar com essa modalidade.

Em muitos casos, esses benefícios podem ser uma estratégia de otimização e até mesmo uma necessidade. Isso porque uma das formas de viabilizar a expansão dos negócios, o lançamento de um produto ou a gestão de operações é delegar determinadas tarefas a um fornecedor externo.

Mas isso não significa que a terceirização de processos intelectuais seja diferente. Na verdade, ela oferece vários benefícios atraentes. Separei alguns desses benefícios abaixo:

Gaste seu tempo com o que realmente importa 

Esse é o benefício mais importante da terceirização dos processos de propriedade intelectual de sua empresa, portanto, listei-o em primeiro lugar. É mais eficiente gastar o seu tempo fazendo o que você faz bem. Se você é uma agência de marketing, deve fazer o marketing de seus clientes. Se você é um consultor, deve exercer seu papel de coach. Se você vende produtos digitais, deve criar.

Por outro lado, há muitas tarefas que “roubam” o seu tempo e não favorecem suas habilidades. Talvez você não seja muito bom, por exemplo, em administrar suas finanças, prestar atendimento ao cliente ou preencher toda aquela papelada de recursos humanos. Cada minuto que você trabalha em tarefas fora de suas competências é tempo gasto de forma ineficiente.

A maioria dos empreendedores é dotada de diversas habilidades. Muitas vezes, porém, eles pensam que podem fazer de tudo, e isso pode realmente travar o crescimento do negócio. Então, ao terceirizar as tarefas diárias de BackOffice, você tem mais tempo para se concentrar na geração de renda.

Quase sempre é mais econômico terceirizar tudo, exceto, claro, os principais processos do seu negócio. Além de economizar dinheiro e evitar o estresse, você gasta sua energia trabalhando em coisas de que realmente gosta.

Redução de custos trabalhistas e despesas gerais

Contratar e treinar funcionários é caro, especialmente para projetos curtos. Além disso, funcionários temporários raramente produzem o trabalho de alta qualidade de que você precisa. Ao terceirizar, você converte custos fixos de mão de obra em custos variáveis e, desse modo, paga apenas pelos serviços que consumir. Isso dá a você flexibilidade de pessoal que simplesmente não existe com funcionários fixos.

A terceirização permite adaptar o consumo de serviço às suas necessidades. Uma vez que você paga somente pelo que usa, pode adequar seu consumo quando os negócios aumentam ou diminuem. Ela ainda possibilita que as operações com demandas sazonais ou cíclicas tragam recursos adicionais, quando precisar deles, e os liberar, quando não mais necessários. Por exemplo, é bem provável que você não precise de um contador interno em tempo integral, apesar de ser um trabalho importante que não pode ser ignorado. A solução então é contratar os serviços contábeis de uma empresa especializada.

A dor de cabeça não é sua

Quando você trabalha com um parceiro terceirizado, ele pode cuidar da dor de cabeça relacionada ao processo como um todo. As tarefas de BackOffice normalmente vêm com despesas próprias, como espaço de escritório, móveis, papel para copiadora etc. Mesmo equipes remotas geram custos, como equipamentos e acesso a ferramentas de software. Essas despesas podem não representar muito, mas aumentam rapidamente.

O terceirizado, tecnicamente, constrói os custos dos serviços oferecem nos valores cobrados, mas esses custos indiretos são distribuídos entre todos os seus clientes. Além disso, ele vem com conhecimento especializado e experiência que você não poderia contratar por conta própria. Ao focar em sua especialidade, o terceirizado acompanha as mudanças e as tendências do setor, aprende novas técnicas e desenvolve constantemente as próprias habilidades.

Eu poderia apresentar milhares de outros benefícios da terceirização. Mas, acredito ter ficado claro que terceirizar permite a você estar na direção do seu negócio, mantendo o olhar onde ele realmente precisar estar. Então, se precisar cuidar de sua propriedade intelectual, estamos aqui para oferecer a você o melhor e mais assertivo atendimento.


Carlos André Cavalcanti é advogado especializado em marcas e patentes com mais de 20 anos de experiência na área de Propriedade Intelectual, sócio de Cavalcanti e Cavalcanti Advogados e sócio-gerente da Moeller IP Brazil, subsidiária da Moeller IP Advisors, escritório de advocacia com mais de 90 anos de experiência especializado em uma gama completa de Serviços de Propriedade e Assuntos Regulatórios em toda a América Latina. É parceiro no gerenciamento de bens de Propriedade Intelectual, para que seus clientes foquem na inovação, garantindo processos seguros.

Espaço Exclusivo para Empreendedores transmitirem conhecimento, desafios e experiências sobre aceleração, captação de investimentos, planejamento de marketing, escalabilidade, feiras e missões comerciais, internacionalização; know how sobre modelagem de negócios, mentoria, MVP, pivotagem, relação com investidores, com sócios, com clientes…e muito mais!

Matérias Relacionadas

No comments yet. You should be kind and add one!

Our apologies, you must be logged in to post a comment.