A Cortex, empresa especializada em Growth Intelligence, concluiu a compra da ITB360, startup especializada na coleta de dados sobre empresas para inteligência de vendas com mais de 17 mil fontes de dados em 150 países. Os valores não foram divulgados. A primeira aquisição da Cortex acontece após a empresa receber, em 2020, R$ 170 milhões dos fundos Softbank, Riverwood e Redpoint, no maior investimento em Big Data e Inteligência Artificial na América Latina.
De acordo com Leonardo Rangel, co-fundador e co-CEO da Cortex, a aquisição da ITB faz parte da estratégia da empresa de dar maior foco em soluções para inteligência de vendas. “Vai ser uma oferta bastante inovadora no mercado de Vendas. Uma solução ponta-a-ponta. Da geração de novas oportunidades com inteligência artificial, passando por enriquecimento dos dados dos clientes existentes e recomendações de upsell, indo até a mensuração e forecast de resultados de vendas”.
O empreendedor complementa: “Testamos diversas empresas. A ITB360 se destacou por ter dados de empresas a nível global e ter riqueza e qualidade de informações bem diferenciadas. Além disso, possuem um time fora da curva e clientes de peso como Microsoft, Oracle, SAP, Google, Amazon, Bayer, Randstad e Allianz. Sendo que vários de seus clientes nos confirmaram em entrevistas o diferencial de qualidade e completude dos dados em relação aos outros fornecedores deste mercado, o que corrobora nossos testes.”
Natan Reiter, fundador e CEO da ITB comenta este importante marco para a empresa: “A Cortex sempre foi uma referência para nós. E tivemos grande afinidade com os valores dos fundadores e da empresa. Integridade, por exemplo, sempre foi algo central para a ITB. Temos muito orgulho de sermos os únicos do nosso mercado a fazer parte do Global Data Alliance, coalizão de seletas empresas globais, comprometidas com os mais altos padrões de responsabilidade de utilização de dados”. Reiter complementa: “Estamos muito entusiasmados. É uma junção de forças que vai mudar o jogo do mercado de inteligência de dados para vendas”, explicou.
Com a compra da ITB360, a Cortex se consolida como a principal plataforma de inteligência de dados para Comunicação, Marketing e Vendas no país. O movimento teve boa receptividade entre os clientes da ITB. Flavio Godinho, Head of Marketing Analytics da Microsoft, revela suas expectativas com a aquisição.
“Temos uma relação de muita confiança com a ITB. Os dados que nos fornecem são muito seguros e de alta precisão. São bem diferenciados. Nossas expectativas estão altas com o que está por vir agora que se uniram a uma empresa como a Cortex”, resumiu. A Cortex tem em seu portfólio grandes marcas como FCA, Unilever, Globo, SulAmérica, L’oreal, CCR, Ifood, entre outras espalhadas em mais de 20 setores da economia.