A foodtech Kuke, que oferece experiências gastronômicas através de receitas e produtos exclusivos, acaba de realizar sua primeira rodada de investimento. A empresa captou R$ 500 mil em apenas 7 dias por meio da EqSeed, plataforma online de equity crowdfunding.
De acordo com a CEO e fundadora da Kuke, Renata Ferretti, a startup harmoniza um hábito muito popular com alta escalabilidade de negócios. “As pessoas gostam de cozinhar, de comer bem, têm vontade de aprender a fazer uma receita e viver bons momentos em família. O que a Kuke conseguiu fazer foi colocar tecnologia e conveniência na base de toda essa experiência, o que nos permite crescer em larga escala. Essa combinação felizmente agradou a base de investidores da EqSeed”.
Brian Begnoche, CRO da EqSeed, entende que tanto o modelo quanto o mercado da Kuke fazem parte do apelo dessa foodtech. “Ela representa uma abordagem moderna e ‘fresh’ na atividade de cozinhar. Hoje em dia cada vez mais pessoas querem simplesmente desfrutar da experiência de cozinhar, sem se preocupar com toda a preparação. Kuke vinculou essa demanda com tecnologia, e inseriu-se em um mercado crescente com enorme potencial,” avalia.
“Há ainda de se apontar a questão da diversificação. Hoje, todos os mercados estão atravessando profundas revoluções tecnológicas e a indústria de alimentos também faz parte disso. Investidores querem construir portfólios diversificados para aproveitar a inovação de diversos setores, e estamos focados em fornecer essa diversificação de oportunidades para eles,” completa Begnoche.
Atualmente, o Brasil é o 4º colocado em consumo de alimentos saudáveis no ranking global e movimenta US$ 35 bilhões por ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Euromonitor. Segundo a agência internacional de pesquisa de mercado, nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, de 12,3%.
O negócio
A Kuke funciona da seguinte forma: o usuário acessa a plataforma e pode escolher entre as diversas receitas disponíveis, assinadas por chefs profissionais e pela marca. Aí ele recebe todos os ingredientes com um passo a passo super detalhado em casa. Os alimentos são totalmente naturais, com rigorosa seleção de qualidade a partir dos produtores. Atualmente, a empresa já conta com mais de 1600 clientes inscritos e uma média de 4500 refeições produzidas por ano.
A praticidade está no fato de que, ao invés de visitar mercados atrás de cada item, o cliente resolve tudo em poucos cliques. Vale destacar ainda que a quantidade fornecida é precisa para a receita em questão, evitando desperdício. Por fim, os valores dos pratos são sensivelmente mais baratos que os encontrados em grandes restaurantes. Dessa forma, a Kuke se posiciona como uma opção de alimentação saudável, sustentável – algo claro também nas embalagens ecológicas – além de oferecer conveniência e preço acessível.
Outra possibilidade oferecida pela empresa são experiências gastronômicas que a solução por si só já oferece, mas que a Kuke vai além oferecendo ao consumidor a possibilidade de agregar desde produtos complementares como bebidas (vinhos, cervejas) e sobremesas, até mesmo aulas online ao vivo ou vídeo aulas em que os chefs profissionais que assinam a receita dão mais dicas do preparo das receitas escolhidas. Esse recorte também pode ser adquirido por grupos e empresas. Ambev, OLX e Brmalls são algumas das companhias que já utilizaram o serviço.
Vale destacar ainda a solução de totens interativos da marca, que dá corpo à estratégia omnichannel da empresa. “A escalabilidade e a tração do negócio se dá por meio da plataforma online. Ali o usuário encontra todas as receitas, os ingredientes e recebe tudo na sua casa em poucos cliques”, afirma Renata.
Com o aporte conquistado, a Kuke pode dar os primeiros passos para o crescimento planejado para o futuro. Os planos incluem expansão para outras regiões, novas contratações, novos modelos de parcerias e o objetivo de atingir R$1 milhão em receita bruta no próximo ano.
“O trabalho, agora, será de expansão não apenas regional, mas de serviços e produtos. O cardápio de receitas deve aumentar, bem como os itens exclusivos da marca. Estamos felizes com a confiança dos investidores e da EqSeed e certas de que teremos muito trabalho pela frente”, completa Renata.