A Locaweb avança na sua estratégia de M&A e anuncia a aquisição da ConnectPlug, plataforma que reúne soluções de PDV, ERP e autoatendimento para restaurantes, comércio e varejo em geral. O valor foi de R$18 milhões.
Fundada em 2015 em Curitiba, a ConnectPlug é uma plataforma SaaS com um sistema de ponto de venda (PDV) e uma completa plataforma de gestão. Com ampla presença no segmento de food services, a ConnectPlug oferece importantes ferramentas como a integração de pedidos em diversos marketplaces, plataformas de autoatendimento e soluções para cardápios e comandas digitais totalmente integrados com o sistema de gestão de cozinha (KDS – kitchen display system). A solução, que a princípio foi desenvolvida para o mercado de food services, ficou completa e robusta e passou a atender outros segmentos com grande foco em pequenas e médias empresas.
Com essa aquisição, a Locaweb, que já tem um ecossistema de soluções tecnológicas para PMEs e atuação no mercado de food services com a Delivery Direto, reforça o seu portfólio e entra para o importante mercado de soluções de tecnologia para comércio físico. Além disso, segue se consolidando como uma opção para digitalizar as empresas do Brasil, ampliando as possibilidades de cross-sell com a base de lojistas da Tray.
“Já começamos 2021 dando boas notícias ao mercado. Desde a abertura do capital, fizemos 5 aquisições e o mercado, tanto clientes quanto investidores, receberam muito bem essas transações, entendendo qual a nossa estratégia. Agora tenho o imenso prazer de anunciar não só mais uma aquisição, mas uma importante entrada da Locaweb no segmento de PDVs e digitalização do comércio físico, o que amplia as soluções de omnicanalidade do grupo, principalmente para integrar com as lojas da Tray e com os restaurantes atendidos pela Delivery Direto. A ConnectPlug vem para atender a essas demandas”, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.
Assim como a Locaweb, a ConnectPlug apresentou forte crescimento em 2020 e gerou receita anual recorrente (ARR) de R$ 4 milhões. Neste período, a companhia também teve um papel fundamental ajudando milhares de empresas a se transformarem digitalmente e, mesmo após a reabertura do mercado, esse crescimento segue consistente.
“Temos grande potencial de sinergia com a nossa base de clientes. Oferecer as soluções da ConnectPlug para todos os restaurantes que utilizam o Delivery Direto e para as dezenas de milhares de lojas da plataforma Tray, já será algo natural nesse primeiro momento. Além desses, temos uma oportunidade enorme de integração com demais serviços e unidades de negócios da companhia”, afirma Higor Franco, diretor geral dos segmentos Be Online & SaaS da Locaweb. “Outro ponto que nos chamou a atenção, é a grande capacidade do time super enxuto desenvolver uma solução tão completa e robusta”, completa Franco.
O setor de bares e restaurantes está investindo muito em tecnologia para se reinventar perante os desafios dos novos padrões de atendimento e tornar-se mais eficiente. Somente com o Delivery Direto, aplicativo próprio para delivery do mercado, a base de clientes mais que dobrou de tamanho entre setembro de 2019 e setembro de 2020.
Com esta aquisição a Locaweb atinge um novo mercado e amplia a capacidade do grupo de oferecer soluções omnichannel. A ConnectPlug permite que o lojista usufrua de todas as funcionalidades que um sistema SaaS entrega, com uma vasta capacidade de emissão de notas fiscais de todo Brasil, relatórios de inteligência para o negócio e possibilidade de trabalhar offline para casos de acesso à internet mais remotos.
“Criamos a plataforma para atender a demanda de um dos sócios, que tinha um restaurante e estava muito insatisfeito com as soluções disponíveis no mercado e com o modelo de atuação delas, que eram desenhados principalmente para atender grandes empresas. Como não encontrou nada satisfatório, resolvemos revolucionar o mercado e criar a nossa, com preço justo, totalmente digital e atendendo de ponta a ponta”, afirma Rafael Hasson, cofundador e CEO da ConnectPlug.
Seguindo o modelo de atuação da companhia em outras aquisições, os fundadores Rafael Hasson, Bernardo Marques e Edson Procópio, permanecerão na operação e manterão o time de colaboradores.
Outras aquisições
Em setembro do ano passado, a Locaweb anunciou a aquisição da Social Miner, empresa que oferece tecnologia e soluções para e-commerces e varejistas aumentarem as vendas, conversões e diminuírem o custo de aquisição de clientes, usando Big Data e Inteligência Artificial. O valor divulgado foi de R$ 22,2 milhões.
Uma semana depois, foi a vez da Etus, empresa que oferece solução para gestão e marketing digital em redes sociais do mercado, por R$ 18,95 milhões. A plataforma ajuda empresas a fazerem essa gestão completa em um único ambiente, com o intuito de simplificar esse processo.
Em dezembro, anunciou a aquisição de 100% do Ideris, plataforma de tecnologia de integração multicanal, pelo valor de R$ 18,3 milhões. Na mesma semana, adquiriu de 100% das cotas de participação do Melhor Envio pelo valor de R$83 milhões.