A Libra Association, criptomoeda do Facebook, anunciou a adoção de um novo nome e o recrutamento de novos executivos, reforçando sua independência organizacional. Agora fazendo a transição para o nome “Diem”, que denota um novo dia para o projeto, a Diem Association deve continuar com a missão de construir um sistema de pagamento seguro, protegido e compatível que capacite pessoas e empresas em todo o mundo.

A criação da empresa foi anunciada em junho de 2019, após encontro do Facebook com mais 28 sócios. Na época, a previsão de lançamento estava prevista para o primeiro semestre de 2020.

Desde então, a associação tem se empenhado em garantir que o projeto seja elaborado para atender às expectativas regulamentares, de acordo com os princípios orientadores da Associação de inovação, inclusão e integridade. “O projeto Diem fornecerá uma plataforma simples para que a inovação em fintech prospere e permita que os consumidores e empresas conduzam transações instantâneas, de baixo custo e altamente seguras”, disse Stuart Levey, CEO da Diem Association. “Estamos empenhados em fazê-lo de forma a promover a inclusão financeira – expandindo o acesso a quem mais precisa e, simultaneamente, protegendo a integridade do sistema financeiro ao dissuadir e detectar condutas ilícitas. Estamos entusiasmados em apresentar Diem – um novo nome que sinaliza a crescente maturidade e independência do projeto.”

Como parte do esforço para obter aprovação regulatória e progresso em direção ao lançamento, Diem atraiu recentemente um grupo de profissionais de classe mundial para ajudar a liderar a Association and Diem Networks, a subsidiária que é a operadora de sistema de pagamento regulamentado. Isso inclui a nomeação de Dahlia Malkhi como diretor de Tecnologia da Associação, Christy Clark como chefe de gabinete, Steve Bunnell como diretor jurídico e Kiran Raj como vice-presidente executivo para Crescimento e Inovação e conselheiro-geral adjunto.

Além disso, Diem Networks anunciou recentemente a nomeação de James Emmett como diretor administrativo, Sterling Daines como diretor de conformidade, Ian Jenkins como diretor financeiro e de risco e Saumya Bhavsar como conselheira-geral. “Este é um grupo estelar de executivos e ter o Comitê Executivo da Diem Networks ao lado dos líderes e colegas existentes é um passo crítico para Diem operar com a autonomia adequada”, disse Levey.

Com a nova equipe, a empresa está priorizando a prontidão tecnológica e operacional para o lançamento. “A evolução do projeto resulta de um envolvimento contínuo e construtivo com governos, reguladores e outras partes interessadas importantes”, disse Levey.

Há um consenso crescente em todo o mundo sobre a necessidade de modernizar a infraestrutura financeira e as estruturas regulatórias para atender às demandas dos consumidores em constante mudança e acompanhar a inovação global em pagamentos digitais. A Associação se comprometeu a prosseguir apenas após receber a aprovação regulamentar, incluindo uma licença de sistemas de pagamento para a subsidiária operacional da Associação da FINMA. O processo de licenciamento está em andamento e a subsidiária operacional da Associação está em diálogo ativo e produtivo com a FINMA.