A Locaweb anunciou hoje que o Conselho de Administração da Companhia aprovou a aquisição de até 100% da Vindi, empresa que oferece soluções no modelo de assinaturas (planos e mensalidades) e combina um software de cobrança recorrente com uma plataforma de pagamento. Considerando a aquisição integral da operação, a Vindi foi avaliada em R$ 180 milhões.
De acordo com o documento expedido pela Locaweb, a proposta já foi aceita por acionistas representando 79,33% do capital social total da Vindi, incluindo os três acionistas fundadores que também são os principais executivos da Vindi.
Avaliada em R$ 180 milhões, o preço de fechamento estará sujeito a determinados ajustes de dívida líquida e capital de giro e os acionistas fundadores mencionados acima terão o direito a receber eventual earnout, a depender do atingimento de determinadas metas financeiras.
Outras aquisições
No último mês, a Locaweb anunciou duas aquisições: a Social Miner, empresa que oferece tecnologia e soluções para e-commerces e varejistas aumentarem as vendas, conversões e diminuírem o custo de aquisição de clientes, usando Big Data e Inteligência Artificial, por R$ 22,2 milhões, e a Etus, empresa que oferece solução para gestão e marketing digital em redes sociais do mercado, por R$ 18,95 milhões.
Na época, Fernando Cirne, CEO da Locaweb, afirmou que “Estamos animados em divulgar ao mercado a primeira e extremamente importante aquisição depois da abertura de capital, que ocorreu em fevereiro deste ano. Como sempre fazemos em nossos processos de M&A, fomos extremamente cautelosos e avaliamos centenas de empresas para chegarmos até a Social Miner, foi a escolha perfeita por reunir um produto de extrema qualidade, com um time brilhante. Estamos falando de uma solução que complementará o nosso portfólio, com potencial de gerar cross sell e consistente com a estratégia da companhia de oferecer o maior e mais completo ecossistema para apoiar nossos varejistas no processo de aceleração de suas vendas”, afirma Cirne.
Em menos de uma semana, a companhia anunciou também a aquisição da Etus. No anúncio, Marcelo falou sobre a escolha da Locaweb. “Como sempre fazemos em nossas aquisições, fomos extremamente cautelosos e avaliamos centenas de empresas para chegar até a Etus. Estamos falando de um produto de assinatura, tecnicamente muito bem estabelecido, com potencial de cross-sell e com fundadores que continuarão conosco na operação. É a receita que gostamos. Uniremos nossos esforços e seguiremos ainda mais firmes no propósito de fazer negócios nascerem e prosperarem por meio da tecnologia “, completa o CEO.
IPO
Em janeiro, quando a empresa anunciou pela primeira vez o interesse em registrar junto à Comissão de Valores Mobiliários uma Oferta Pública Inicial (IPO), a faixa indicativa de preço definida para a oferta foi entre R$ 14,25 e R$ 17,25 por ação.
Nos primeiros meses de 2019, a Locaweb registrou receita de R$ 315 milhões e lucro líquido de R$ 11 milhões.