* Por Wellington Torres

Já se perguntou qual a relação entre os profissionais que atuam como desenvolvedores na área de tecnologia e os empreendedores?

Eles podem ser a mesma pessoa. Afinal, gerenciar projetos simultâneos, elaborar orçamentos e lidar com prazos faz parte da rotina diária dos Devs, principalmente com a crescente ascensão das empresas no ambiente digital e às mudanças no comportamento do consumidor, que têm criado novos hábitos nas compras de produtos e serviços online.

Se as demandas aumentaram, invariavelmente a dinâmica de trabalho nesse setor também se transformou, pois não apenas é necessário captar projetos, mas fidelizar os clientes e empresas para gerar uma recorrência nas receitas.

Com minha experiência atuando na linha de frente no relacionamento com clientes há seis anos, minhas percepções e aprendizados vão ao encontro para compartilhar vivências profissionais sobre criar novas oportunidades de receitas com a revenda de produtos digitais (como a hospedagem de sites, e-mail marketing) até a instalação ou manutenção de alguns serviços para empresas que querem consolidar-se ou que já tenham conquistado um espaço diferenciado online.

São vários os caminhos para agregar valor a sua receita e torná-la recorrente, desde a instalação de certificados de segurança e plugins, até oferecer auditoria de SEO para sites institucionais, e-commerces ou lojas virtuais, criando projetos diferenciados que agreguem vantagem competitiva aos clientes.

Portanto, sugiro que enquanto empreendedor e profissional desenvolvedor(a), elabore um plano de negócios bem definido que seja flexível até mesmo para desenvolver projetos, instalando e/ou executando ferramentas, cobrando pelo serviço prestado, sendo capaz de criar planos para realizar atendimentos mensais para a manutenção dos sites e plataformas digitais.

A partir daí, trabalhe com o propósito de aliar a qualidade e excelência nos serviços a um atendimento ao cliente transparente e eficaz. Além disso, crie um portfólio virtual, com suas habilidades e áreas de atuação atendidas nos projetos. Mostre sua pluralidade e visão multidisciplinar.

Lembre-se que seu portfólio é seu cartão de visitas para se tornar referência no mercado.

Invista em conhecimento, proporcionando uma experiência do usuário diferenciada dos concorrentes. Dessa forma, além de entregar mais valor ao seu cliente e melhorar seus projetos, você também poderá oferecer um serviço mais completo, dinâmico e estratégico, como, por  exemplo, nas melhorias de desempenho e performance para websites, posicionando as empresas clientes no ranqueamento dos sites de buscas na internet.

O cliente deve enxergar você como gestor(a) de negócios, que fornece um ecossistema de serviços digitais completo, comprometido com a humanização do atendimento e no cumprimento dos prazos dos projetos.

* Wellington Torres é formado administração com habilitação em marketing pela Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos e estudante do MBA em Gestão dos Negócios Digitais pela Descomplica. Atua na área de relacionamento da Locaweb Pro desde 2014.